SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10CURRICULUM Y DIFERENCIACIÓN PEDAGOGICA -¿una práctica de exclusión?ESCOLARIDAD ABIERTA CON MAPAS DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN RED: en Apoyo de la Investigación y Innovación Responsables (RRI) y diversión en la aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MAFRA, José Ricardo e Souza. A PESQUISA SOBRE MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020052.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1223.

Esta conferência tem como objetivo central realizar uma discussão, sobre estudos iniciais de propostas nucleadas em grupos de pesquisas, em instituições da região Amazônica, mais especificamente na região oeste do Pará, com base em pesquisas voltadas para o uso das mídias e tecnologias educacionais. O foco de convergência, para esta proposta, está relacionado ao ensino (uso pedagógico por docentes em diferentes níveis de escolaridade) e aos desdobramentos das aprendizagens (efeitos possíveis com base na correlação com conteúdos e habilidades propostas em cenários de aprendizagem). Apresenta ainda um levantamento de trabalhos e propostas produzidas no oeste do Pará, realizado em diversas bases de dados e plataformas institucionais, desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu, centros e grupos de pesquisas e estudos voltados para a investigação desta temática na região. Do ponto de vista metodológico, a organização e estruturação das informações, assumiu elementos de uma pesquisa essencialmente bibliográfica, na forma de uma revisão da literatura, a qual denominamos de microestado da arte. A localização inicial de grupos de pesquisas, em dispares estados da região Norte, e bem como o levantamento e a ordenação das pesquisas dissertativas, forneceu um mapeamento inicial sobre estes estudos, relacionadas as mídias e tecnologias, desenvolvidas a partir de inúmeras temáticas e perspectivas educacionais. Projeta-se assim um panorama epistemológico promissor, em pesquisas futuras para a região Norte, com base na diversidade de abordagens tecnológicas e midiáticas, voltadas para os processos educacionais na Amazônia.

Palabras clave : Educação na Amazônia; Tecnologias educacionais; Mídias no Ensino; Aprendizagem Tecnológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )