SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Una Escuela de Enfermería en el estado de Río de Janeiro: intereses (inter)nacionales para la educación femenina brasileña (1943-1948)“Un gran obrador de la futura civilización de los pueblos de la Amazonía”: José Veríssimo (1857-1916) y el Collegio Americano (1881-1890) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

OLIVEIRA, Almir Leal de. A implantação da educação pública no Ceará: conhecimento estatístico e política liberal (1845-1887). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e316.  Epub 02-Feb-2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e316.

O artigo analisa como foi implantado o sistema de ensino público no Ceará a partir de uma política liberal. Esta política se embasou nos princípios da economia política fisiocrata, do saber ilustrado e racionalista, o qual construiu a organização do sistema escolar. A construção elaborada de um arcabouço jurídico e administrativo do sistema escolar ganhou complexidade ao longo do período analisado e normatizou as práticas educacionais. Para compreender como foi implantado esse sistema educacional e acompanhar o debate público dele resultante, analisamos diferentes regulamentos de ensino, leis provinciais, fontes hemerográficas e dados estatísticos. Com base nessa documentação, percebemos que o instrumento das estatísticas educacionais foi fundamental para esses sujeitos históricos diagnosticarem o baixo índice de escolarização, a insignificante oferta do ensino primário e o alto analfabetismo como uma barreira para o desenvolvimento das forças produtivas na província.

Palabras clave : Ceará; estatísticas educacionais; analfabetismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )