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Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Rev. Bras. Hist. Educ vol.24  Maringá  2024  Epub 14-Mayo-2024

https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e322 

ARTIGO ORIGINAL

Análise das publicações sobre a história da educação profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Analysis of publications on the history of professional education in the Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Análisis de las publicaciones sobre la historia de la educación profesional en la Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

Rafaela Santos Amorim1  * 

Mestranda em Educação Profissional no PPGEP/IFRN. Pesquisa sobre gênero, sexualidade e Teoria Queer na educação, e é vinculada ao grupo de pesquisa Observatório da Diversidade/IFRN. É licenciada em Letras - Língua Inglesa pela UFRN, possui especialização em Literatura e Ensino e atualmente leciona na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. E-mail: amorim.rafaela@escolar.ifrn.edu.br https://orcid.org/0000-0002-0679-0088


http://orcid.org/0000-0002-0679-0088

Raimundo Fábio da Silva1 

Filósofo, Pedagogo, Psicopedagogo e Teólogo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Possui mestrado em Ensino (UERN), na linha de Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação (NUPED) - IFRN. É professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua em pesquisas relacionadas à Ensino de Ciências Humanas, ao ensino de Filosofia no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado. E-mail: fabio.raimundo@escolar.ifrn.edu.br https://orcid.org/0000-0002-3577-1003


http://orcid.org/0000-0002-3577-1003

Fábio Alexandre Araújo dos Santos1 

Doutor em Educação pela UFRN e PhD em Educação pela UFPI. Atualmente, é professor de Arte-teatro no ensino médio integrado do IFRN e docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação ProfEPT no polo Mossoró e no PPGEP, ambos no IFRN. Atualmente também é membro do Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Sociedade (G-TRES). E-mail: alexandre.araujo@ifrn.edu.br https://orcid.org/0000-0001-5902-8698


http://orcid.org/0000-0001-5902-8698

José Mateus do Nascimento1 

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e atua em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional. E-mail: mateus.nascimento@escolar.ifrn.edu.br https://orcid.org/0000-0003-4964-5216


http://orcid.org/0000-0003-4964-5216

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. E-mail: amorim.rafaela@escolar.ifrn.edu.br; fabio.raimundo@escolar.ifrn.edu.br; alexandre.araujo@ifrn.edu.br; mateus.nascimento@escolar.ifrn.edu.br


Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento. A análise objetivou mapear como a História da Educação Profissional vem sendo abordada nas publicações da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. A busca realizada na base de dados da revista obteve vinte e sete resultados. A análise dos textos realizada a partir dos resumos utilizou como metodologia a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e Moraes (1999). Concluiu-se que os estudos da História da Educação Profissional, apesar da baixa quantidade, contribuem para a reflexão crítica acerca das práticas almejadas pelas propostas da EPT.

Palavras-chave: história da EPT; estado do conhecimento; RBEPT

Abstract

This work is a bibliographical research, of the type State of Knowledge. The analysis aims to map how the History of Professional Education (PTE) has been approached in the publications of the Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. The search obtained twenty-seven results, and the analysis was performed from the abstracts, using the Content Analysis proposed by Bardin (2011) and Moraes (1999) as methodology. We conclude that the studies of the History of Professional Education, although still in low quantity, are extremely important for a critical reflection on the practices sought by the PTE proposals.

Keywords: history of PTE; state of knowledge; RBEPT

Resumen

Este trabajo es el resultado de una investigación bibliográfica del tipo 'Estado del Conocimiento'. El objetivo del análisis fue mapear cómo se aborda la Historia de la Educación Profesional en las publicaciones de la Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. La búsqueda realizada en la base de datos de la revista arrojó veintisiete resultados. El análisis de los textos, basado en los resúmenes, utilizó como metodología el Análisis de Contenido de Bardin (2011) y Moraes (1999). Se concluyó que, a pesar de la escasa cantidad, los estudios sobre la Historia de la Educación Profesional contribuyen a la reflexión crítica sobre las prácticas buscadas por las propuestas de la EPT.

Palabras clave: historia de la EPT; estado del conocimiento; RBEPT

Introdução

O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, que pretende analisar as produções acerca da temática História da Educação Profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT).

O Estado de Conhecimento acerca de temáticas científicas é definido por Morosini e Fernandes (2014, p. 155) como “[...] identificação, registro, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção cientifica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo [...]”. Dessa forma, pode-se afirmar que eles são importantes para o desenvolvimento científico ao menos por duas razões: a primeira, em razão das características de uma sociedade da informação na qual se vive; outra, em razão da especificidade de um conhecimento em relação ao seu campo científico.

Segundo Kenski (2003), as tecnologias disponíveis sempre são determinantes da sociedade em que se vive. Assim, toda aprendizagem é mediada pelas tecnologias existentes na realidade social. Levi (1998) apontara, em seus estudos sobre a sociedade, que diferentes tecnologias teriam forjado os modos de aprendizagem em cada época, tais como os modelos de sociedade orais e as sociedades da escrita, em que se consideravam como válidos a transmissão da cultura e das tradições, nas primeiras; e a leitura, a memorização e a compreensão de textos, nas segundas. Ainda segundo Levi (1998), as tecnologias de informação e comunicação (TICs) modificaram as formas de diálogo com o conhecimento de forma estrutural. A quantidade de informações disponíveis em rede exige uma nova postura do aprendiz, que agora, além de ser capaz de ler, memorizar e compreender, precisa ser capaz de pesquisar o conhecimento, de selecioná-lo e sintetizá-lo. Nesse sentido, os Estados de Conhecimento são uma ferramenta importantíssima para buscar, acessar e compreender um problema específico, pois são fruto de uma pesquisa cujo escopo é trazer para a discussão um corpo teórico produzido e publicado que circula em certos veículos de comunicação cuja base científica está garantida pelos mecanismos de validação social das diversas áreas de conhecimento.

A segunda importância dos Estados de Conhecimento está ligada à ideia de campo científico proposta por Bourdieu (2004). Os campos científicos não são neutros, ao contrário, são marcados por interesses que concorrem entre si na busca pelos capitais que os mantêm, gerando toda sorte de disputas por reconhecimento, prestígio, quantidade e qualidade de conhecimentos. Os campos são ambientes que não apenas determinam os objetos científicos estudados, mas também validam os métodos de estudo, os aportes teóricos, os modelos de divulgação científica e sua contribuição para a área.

Neste caso específico, ao se fazer um Estado do Conhecimento sobre a temática da História da Educação nos artigos publicados pela Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, busca-se também expor como parte desse campo teórico se apresenta, quais interesses seus pesquisadores defendem e quais objetivos estão buscando.

A História da Educação, enquanto ciência e disciplina escolar, no Brasil, tem enfrentado dificuldades relacionadas aos critérios científico-metodológicos, tal como as demais ciências humanas. Contudo, para além delas, nos últimos anos, a compreensão do papel das ciências sociais e a sua libertação dos paradigmas positivistas (Japiassu, 2012) possibilitaram um enfoque maior de questões e objetos de estudo dentro de uma área própria de produção, divulgação e validação de conhecimentos.

Conforme Novoa (2004), a História da Educação, portanto, deve-se dedicar a compreensão dos fenômenos históricos e pedagógicos de forma imbricada, para fornecer análises críticas e apontar soluções aos problemas atuais da educação. Segundo o autor supracitado, poderia se apontar quatro tipos de contribuições oferecidas pelos estudos da História da Educação: 1) cultivar um saudável ceticismo que ajuda a compreender os problemas do presente e propor soluções; 2) compreender a lógica da diversidade de identidades, a fim de desvelar os sentidos atribuídos à educação em cada tempo e realidades estudadas; 3) pensar os indivíduos como produtores de história, possibilitando enxergar os diversos sujeitos envolvidos nos processos educativos; 4) explicar a necessária relação entre mudança e história, pois as dinâmicas das instituições dependem de suas realidades sociais situadas no tempo e no espaço.

A presente pesquisa oferece uma contribuição para discussão dos campos da História da Educação, da Educação Profissional e da História da Educação Profissional, pois, por meio de uma análise panorâmica das publicações sobre a temática, possibilita uma reflexão acerca de objetos de estudo, de métodos, de resultados alcançados. Por isso, pode ser útil a professores e alunos de programas de pós-graduação em educação profissional e demais pesquisadores que se dedicam ao estudo dessa área.

Nesse intuito, esta pesquisa parte do questionamento acerca de quais tipos de estudos vêm sendo realizados para abordar a História da Educação Profissional, na intenção de apontar contribuições, desvelar lacunas e potenciais caminhos a ainda serem explorados pelos pesquisadores. Além disso, realizar pesquisas sobre a História da Educação Profissional fomenta um campo peculiar na produção de conhecimento na área das pesquisas em História da Educação.

Dispomos este texto em três seções, além da introdução e das considerações finais. Na primeira e na segunda seção, realizaremos os esclarecimentos acerca da metodologia de captação e delimitação do corpus investigado neste trabalho. Na terceira seção, dedicamo-nos a realizar a análise dos artigos, realizando primeiro uma análise global das produções e sua relação com a RBEPT, para depois aplicar a Análise de Conteúdo, segundo o método de Bardin (2011) e Moraes (1999).

Esclarecimentos metodológicos e algumas constatações

Para fins desta pesquisa, elegemos o repositório da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), um periódico eletrônico que está em atividade desde 2008, inicialmente vinculado ao MEC, e passando a ser editado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Cultura do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) a partir do ano de 2013, atualmente contando com um fluxo de publicação contínua e semestral.

A coleta de dados para este artigo se deu em três etapas e foi realizada no dia 25 de junho de 2022, considerando sempre o recorte temporal do ano de 2008, em que aconteceu a primeira publicação da revista até o presente momento, em 2022, através da ferramenta de busca no site da própria revista, com acesso pelo endereço eletrônico https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/search e com o uso de descritores explicitados a seguir.

No primeiro momento da busca, decidimos utilizar o descritor “História da Educação Profissional e tecnológica”, e não obtivemos nenhum resultado. Optamos, então, por retirar um dos termos para deixar o descritor mais abrangente, realizando uma nova busca com “História da Educação Profissional”, que nos deu um artigo como resultado.

Em um segundo momento, para ampliar ainda mais a pesquisa, foram retiradas as aspas e utilizamos apenas o descritor “História da Educação Profissional”, obtendo sete trabalhos como resultado, dentre eles o anteriormente filtrado no primeiro momento da pesquisa. Foi realizada, ainda, uma nova tentativa mais abrangente, com o descritor “História da Educação”, mas a busca resultou nos mesmos sete trabalhos encontrados na filtragem anteriormente mencionada.

Devido ao baixo número de trabalhos encontrados, decidimos realizar um terceiro momento de busca, ainda mais abrangente, com uma única palavra enquanto descritor: “história”. Nessa busca, além dos sete artigos encontrados anteriormente, foram filtrados apenas dois novos, totalizando em nove resultados. Após uma leitura e análise dos resumos, apenas três se mostraram pertinentes para atender aos objetivos da pesquisa discutida neste artigo, como demonstra o Quadro 1 a seguir.

Quadro 1 Busca (através de descritores) de artigos relacionados à História da Educação Profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional (RBEPT) 

Item Número/volume Título Autor/Ano
1 n.19/v.2 Origen y desarrollo del sistema de educación técnico profesional (etp) para la educación secundaria en Argentina y Brasil Maturo (2020)
2 n.22/v.1 Artefatos da produção do conhecimento em trabalho e educação no século XIX Costa, Andrade e Nascimento (2022)
3 n.22/v.1 O SENAC e a formação de comerciários no estado de São Paulo: a experiência da Universidade do Ar (1947-1961) Pedrosa e Romanini (2022)

Fonte: RBEPT. Os autores.

Considerando que o objetivo do presente estado do conhecimento é explorar o conhecimento produzido acerca da História da Educação Profissional na RBEPT, decidimos manter um booleano mais abrangente, por ser nossa intenção filtrar o maior número possível de trabalhos acerca do tema, entendendo que a revista possui, neste momento, 406 artigos publicados, e o resultado fornecia poucas produções para análise.

As três etapas iniciais desta pesquisa foram realizadas com o objetivo de filtrar todos os artigos da revista que abordassem aspectos da História da Educação Profissional. Porém, ainda insatisfeitos com a baixa quantidade de trabalhos encontrados, considerando a abrangência dos descritores escolhidos, decidimos acrescentar uma quarta etapa e partir para uma busca manual, analisando os títulos - um a um - de todos os trabalhos em todos os volumes publicados da revista. Em alguns casos, quando o título não deixava claro a pertinência com o tema, analisamos o resumo e observamos as palavras-chave. Essa busca foi realizada no dia 05 de julho de 2022 e obteve 27 resultados - incluídos os três resultados obtidos através da pesquisa com os descritores anteriormente utilizados.

Foi realizada, então, a leitura dos resumos dos trabalhos para identificar informações sobre volume e ano de publicação, objeto de estudo e palavras-chave. Atentamos para o detalhe que os artigos encontrados nos números 1 e 2 da RBEPT possuem data de publicação divergente da data de publicação da edição na qual foram publicados na revista. Por isso, informamos as duas datas no compilado de informações expostas no Quadro 2 a seguir.

Quadro 2 Busca (manual) de artigos relacionados à História da Educação Profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional (RBEPT) 

Item Número/Volume Título Autor/Ano Lócus Tipo de Pesquisa Palavras-Chave
1 n.2/v.2 O surgimento da rede federal de educação profissional nos primórdios do regime republicano brasileiro Kunze (2015) Rede Federal de Educação Profissional no Brasil Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental História da Educação Profissional. Rede Federal de Educação Profissional. Rede Federal de Escolas Profissionais. Escolas de Aprendizes Artífices.
2 n.2/v.2 Da escola de aprendizes ao instituto federal de Sergipe: 1909-2009 Santos Neto (2015) Instituto Federal de Sergipe Pesquisa Bibliográfica Profissional; Instituto Federal de Sergipe; História.
3 n.2/v.2 A produção de ciência e tecnologia nos institutos federais, 100 anos de aprendizagem Conciani e Figueiredo (2015) Institutos Federais de Educação Pesquisa Bibliográfica Educação Profissional; Pesquisa; Rede Federal.
4 n.2/v.2 O curso de engenharia de operação (anos 1960/ 1970) e sua relação histórica com a criação dos cefets Brandão (2015) Cursos de Engenharia de Operação no Brasil Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Educação Profissional; Educação Tecnológica; Ensino Superior; Engenharia de Operação.
5 n.2/v.2 Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil Sobral (2015) O ensino agrícola no Brasil Pesquisa Bibliográfica História ensino agrícola; Educação do campo; Educação profissional; Modernização no campo; Técnico em agropecuária.
6 n.7/v.1 A educação profissional na modalidade de educação de jovens e adultos: a experiência do proeja no IFBA campus de barreiras, no período de 2006 - 2014 Reis et al., (2016) Rede Federal de Educação Profissional no Brasil Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Educação Profissional; Trabalho; PROEJA; Gênero.
7 n.8/v.1 O ensino de história no curso técnico integrado de turismo - CEFETRN/IFRN - campus Natal/Central (2005-2011) Lima e Medeiros Neta (2015) Curso Técnico de Nível Médio Integrado de Turismo, do CEFETRN/ IFRN Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo Ensino de História; Ensino Médio Integrado; Currículo; Práticas Pedagógicas.
8 n.10/v.1 A evolução da carreira de magistério de ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) nos institutos federais Brito e Caldas (2016) Institutos Federais de Educação Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Magistério EBTT; Magistério Superior; Rede Ensino Profissional.
9 n.10/v.1 O processo de criação da escola técnica de comércio união caixeiral a partir das demandas socioeconômicas do município de Mossoró, RN, entre 1911 a 1937 Bandeira e Menezes (2016) Escola Técnica de Comércio União Caixeiral Pesquisa Bibliográfica História das Instituições Escolares; Ensino Técnico; União Caixeiral.
10 n.12/v.1 A educação profissional e tecnológica na modalidade a distância: história, bases legais e cursos nessa modalidade de ensino Silva e Costa (2017) Educação Profissional a Distância Pesquisa Bibliográfica Educação Profissional e Tecnológica; Educação a Distância
11 n.13/v.2 Educação profissional e desenvolvimento territorial: a expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia Macedo (2017) Institutos Federais de Educação Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Institutos Federais; Desenvolvimento Territorial; Educação Profissional.
12 n.13/v.2 Implantação da UNED/ETFRN em Mossoró: a primeira expansão da educação profissional federal no Rio Grande do Norte Queiroz e Souza (2017) Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) Pesquisa Bibliográfica Educação Profissional; PROTEC; História das Instituições Escolares.
13 n.15/v.2 A alimentação como política social ao longo da história do IFRN: da escola de aprendizes artífices de Natal à escola industrial de Natal Santos e Azevedo (2018) Escola de Aprendizes Artífices de Natal, Liceu Industrial de Natal e Escola Industrial de Natal Pesquisa Bibliográfica, Análise Documental e Pesquisa de Campo História; Alimentação, Escola de Aprendizes Artífices de Natal; Escola Industrial de Natal.
14 n.15/v.2 Cenários históricos da oferta de educação profissional pelo brasil profissionalizado nas escolas estaduais de Mossoró/RN Silva et al. (2018) Educação Profissional na rede estadual de Mossoró/RN Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo Ensino Médio; Educação Profissional; História da Educação Profissional no Rio Grande do Norte.
15 n.15/v.2 A educação profissional em saúde no centro de formação de pessoal para os serviços de saúde dr. Manoel da Costa Souza, de 1997 a 2015 Costa e Castro (2018) Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza (CEFOPE/RN) Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Educação Profissional em Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Educação Permanente em Saúde.
16 n.17/v.2 Conversas após uma década da implantação dos institutos federais Maschio (2019) Institutos Federais de Educação Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Institutos Federais; Rede federal de educação profissional; Tecnológica.
17 n.18/v.1 Escola técnica federal de Januária: percurso histórico, regionalidade, práticas educativas Silva e Pinto (2020) Escola Técnica Federal de Januária Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental História da Educação Profissional; Práticas de Ensino; Potencial da Cultura Local; Cultura Ribeirinha.
18 n.19/v.2 Memória e identidade do ensino médio integrado: pesquisa documental a partir do plano de curso técnico de administração do IFMA campus Buriticupu Cavalcanti e Bonfim (2020) IFMA Campus Buriticupu Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Memória e identidade; Ensino Médio Integrado; Curso Técnico em Administração; Plano de Curso.
19 n.19/v.2 Origen y desarrollo del sistema de educación técnico profesional (etp) para la educación secundaria en Argentina y Brasil Maturo (2020) ETP na Argentina e no Brasil Pesquisa Bibliográfica Educação Técnica Profissional; Escola Secundária; Argentina. Brasil.
20 n.19/v.2 João Alfredo Corrêa de Oliveira: ensino técnico profissional e modernização da sociedade brasileira no segundo reinado Faria e Oliveira (2020) João Alfredo Corrêa de Oliveira Pesquisa Bibliográfica Educação Profissional; Modernização; História; João Alfredo.
21 n.20/v.1 História da Educação Profissional no Brasil e no Paraguai no contexto das reformas educacionais dos anos 1990 Silva e Nascimento (2021) Educação Profissional no Brasil e no Paraguai Pesquisa Bibliográfica História da Educação Profissional; Educação Comparada; História da América Latina; Estado do conhecimento.
22 n.20/v.1 Percursos e trajetórias em educação profissional e tecnológica: os cursos de licenciatura no Instituto Federal Fluminense campus Centro Carvalho e Barcelos (2021) Licenciatura no Instituto Federal Fluminense campus Centro Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo Licenciaturas; Educação Profissional e Tecnológica; Institucionalidade.
23 n.20/v.1 Políticas públicas para a educação profissional no Brasil (1988-1998) Krugel e Lemos Junior (2021) Educação Profissional no Brasil Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Ensino Médio; História da Educação; Ensino Profissionalizante.
24 n.20/v.1 História, perspectivas e contradições no ensino médio integrado na rede federal de educação profissional Rios (2021) Rede Federal de Educação Profissional no Brasil Pesquisa Bibliográfica Educação Profissional; Integração; Ensino Médio; Rede Federal.
25 n.20/v.1 Educação no Brasil: a indústria como força motriz para a expansão da educação profissional e a reforma do ensino médio: lei no 13.415/2017 Paz e Carvalho (2021) Educação Profissional no Brasil Pesquisa Bibliográfica Ensino Profissional; Dualidade; Trabalho; Indústria.
26 n.22/v.1 Artefatos da produção do conhecimento em trabalho e educação no século XIX Costa, Adrade e Nascimento (2022) Educação Profissional no Brasil Pesquisa Bibliográfica Produção do conhecimento; Trabalho e Educação no Século XIX; História da Educação Profissional.
27 n.22/v.1 O SENAC e a formação de comerciários no estado de São Paulo: a experiência da Universidade do Ar (1947-1961) Pedrosa e Romanini (2022) SENAC/SP Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental Educação Profissional; Ensino Comercial; Universidade do Ar; Curso Comercial Radiofônico.

Fonte: RBEPT. Os autores.

Um fato importante a se destacar sobre os achados diz respeito à falha no sistema de busca da revista, que filtrou pouquíssimos resultados mesmo nos momentos em que utilizamos descritores abrangentes. Considerando que a maioria dos artigos encontrados apenas na pesquisa manual possuem, dentre suas palavras-chave, termos exatamente iguais como os descritores que utilizamos nas etapas anteriores, a exemplo de “história”, comprovamos que estes não foram capturados pela ferramenta de busca do site. Além disso, foi observado que os trabalhos em que a História da Educação Profissional é abordada de forma mais explícita e/ou central no texto só foram encontrados na busca manual.

Dessa forma, o corpus analisado neste artigo é formado pelos 27 artigos identificados através da busca manual. Em um primeiro momento, a análise procurou apontar relações ou associações entre os artigos, seguindo uma abordagem geral. Em seguida, foi aplicada uma análise de conteúdo, tendo em conta uma sistematização dos textos agrupados segundo categorias e unidades temáticas, conforme as metodologias propostas por Bardin (2011) e Moraes (1999).

ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENCONTRADAS

Análise global dos artigos no contexto da RBEPT

A RBEPT conta com um total de 406 artigos publicados, dispostos em 22 números. Nesse conjunto, as publicações referentes à História da Educação Profissional somam um total de 22 artigos, que equivalem a apenas 6,67% das produções. Embora seja um baixo índice, compreendemos que isso se justifica em razão de ser este um campo de pesquisa emergente.

No que se refere ao loci de pesquisa, todos os artigos encontrados se remetiam à Educação Profissional no Brasil, sendo dois deles um estudo comparativo entre o Brasil e uma outra nação: o trabalho de Maturo (2020) - disponibilizado apenas em espanhol - que discorre acerca do desenvolvimento da EPT no Brasil e na Argentina, utilizando como metodologia uma revisão bibliográfica e os marcos regulatórios destes países; e o artigo de Silva e Nascimento (2021), de cunho qualitativo e bibliográfico, que versa sobre as pesquisas do tipo Estado do Conhecimento na Educação Profissional realizadas tanto no Brasil como no Paraguai, com o objetivo de comparar o cenário dos dois países, ampliando o olhar para os países da América Latina.

Importa destacar que os loci de pesquisa no Brasil são variados, permitindo concluir que a produção abrange significativa quantidade de Estados, contribuindo, assim, para uma compreensão mais ampla da Educação Profissional na sociedade brasileira.

Em relação à presença de artigos sobre o tema, que ora analisamos, foi possível perceber que em mais da metade dos números publicados (54,5% deles) há, ao menos, um artigo dedicado a essa temática. Embora a quantidade de artigos que versam sobre a temática publicados na RBEPT não seja tão expressiva em relação à totalidade das publicações, esse dado confirma que o tema História da Educação Profissional é recorrente no contexto global da revista, conforme pode ser visto no Gráfico 1 a seguir.

Fonte: Os autores.

Gráfico 1 Publicações com o tema História da Educação Profissional na RBEPT 

Foi interessante notar que, no número 2 da RBEPT, todos os artigos apresentam resultados de pesquisa em História da Educação Profissional. São, ao todo, 5 artigos que foram selecionados em razão da comemoração dos 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, conforme informa o editorial desse número. Desse modo, o número 2 da RBEPT configura-se como emblemático na nossa análise, pois, ao mesmo tempo que a revista difunde, por meio dele, pesquisas sobre a temática em análise, também dá visibilidade a esse campo de estudo.

Alguns problemas, no entanto, também precisam ser assinalados. Ao iniciar pela análise das palavras-chave, observamos que o descritor mais amplo utilizado em nossa busca - “história” - só aparece nas palavras-chave de 1 dos artigos filtrados na busca. Na busca manual, ele está presente nas palavras-chave de 13 trabalhos. Esse dado, que pode ser melhor visualizado no Gráfico 2, evidencia a falha do repositório em filtrar resultados.

Fonte: Os autores.

Gráfico 2 Presença do termo história nas palavras-chave dos resumos 

Percebemos também que os demais trabalhos (14 artigos - 52% do total) não utilizam em seus descritores os marcadores da História da Educação Profissional, embora tratem direta/indiretamente desse assunto. É uma preocupação que deve ser considerada, uma vez que delimitar o campo de pesquisas contribui para um fortalecimento da área.

Outro fator preocupante é que a maioria dos artigos não apresentam a metodologia utilizada em suas análises. Para contornar a ausência de informação sobre as práticas metodológicas, optou-se por observar as referências dos trabalhos publicados e realizar uma leitura dinâmica do conteúdo dos artigos com o intuito de identificar o tipo de pesquisa realizada em cada um deles. Alguns trabalhos utilizaram apenas a pesquisa bibliográfica, enquanto outros também lançaram mão de análise documental e/ou de pesquisa de campo. No Gráfico 3, podemos constatar que a análise documental é um método bastante utilizado nas pesquisas sobre História da Educação, ao passo que as pesquisas de campo são bem menos frequentes.

Fonte: Os autores.

Gráfico 3 Tipo de pesquisa realizada nos trabalhos 

Definir metodologias é importante para a compreensão de quais abordagens e instrumentos estão sendo utilizados nas pesquisas no campo da História da Educação Profissional. Com base nas análises realizadas, nota-se que publicações sobre o tema investigado através da análise dos textos na RBEPT colocam em evidência o baixo número de publicações sobre a História da Educação Profissional e necessitam de maior demarcação para fortalecer a área. No entanto, suas contribuições para o campo são de grande importância, como apontaremos a seguir.

Análise das contribuições dos artigos no contexto da área de História da Educação Profissional

A fim de compilar e analisar as contribuições dos artigos para a área de História da Educação Profissional, utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), sob a ótica de Moraes (1999). Os 27 artigos foram escolhidos a partir da categoria primária: História da Educação Profissional. Depois, utilizando subcategorias, dividimos os artigos em quatro grupos e, por fim, realizamos uma terceira divisão a partir das unidades temáticas. A estruturação da análise de conteúdo desenvolvida é apresentada no Quadro 3 abaixo.

Quadro 3 Divisão dos artigos em categorias 

Categoria primária Categorias secundárias Unidades temáticas Artigos
História da Educação Profissional e Tecnológica Abordagens amplas de contextos da História da Educação Profissional e Tecnológica. Análises comparativas entre países Maturo (2020); Silva e Nascimento (2021).
Recortes históricos da EPT no Brasil Andrade e Nascimento (2022); Faria e Oliveira (2020).
Modalidades de oferta EPT Silva e Costa (2017); Paz e Carvalho (2021); Sobral (/2015).
Abordagens sobre a história da Rede Federal de Ensino Profissional Tecnológica e/ou dos Institutos Federais de Educação Criação da Rede Federal Kunze (2015).
Criação dos IFs Conciani e Figueiredo (2015); Maschio (2019); Macedo (2017); Rios (2021).
História das Políticas Públicas Políticas públicas para o público-alvo Santos e Azevedo (2019); Krugel e Lemos Júnior (2021).
Políticas públicas para os professores Brito e Caldas (2016).
Estudos de Caso Criação e implantação de Escolas Técnicas Silva et al. (2018); Queiroz e Souza (2017); Bandeira e Menezes (2016).
História das Instituições Silva e Pinto (2020); Santos Neto (2015).
Memória e Identidade Cavalcanti e Bonfim (2020); Carvalho e Barcelos (2021).
Análise de Programas e/ou cursos Reis et al. (2016); Costa e Castro (2018); Brandão (2015); Lima e Medeiros Neta (2015); Pedrosa e Romanini (2022).

Fonte: Os autores.

A quatro subcategorias, descritas no quadro acima, foram construídas a posteriori, no intuito de agrupar para uma melhor análise conjuntos de pesquisas em História da Educação Profissional conforme os tipos de seus objetos de pesquisa. Definimos como Abordagens amplas de contextos da História da Educação Profissional e Tecnológica aquelas pesquisas cujos objetos de estudo buscam analisar a Educação Profissional ou uma de suas modalidades como um todo, em determinados recortes temporais e/ou espaciais. Sob a categoria secundária Abordagens sobre a história da Rede Federal de Ensino Profissional Tecnológica e/ou dos Institutos Federais de Educação, reunimos os artigos relacionados especificamente à rede federal e suas instituições componentes. Em torno da categoria secundária História das Políticas Públicas, agrupamos os estudos que dizem respeito ao desenvolvimento histórico de certas políticas públicas dentro da Educação Profissional. Por fim, criamos a categoria Estudos de Caso a fim de agrupar aquelas pesquisas que se dedicaram exclusivamente à análise histórica da criação, implantação e percurso histórico de instituições de Educação Profissional ou de suas atividades institucionais.

Abordagens amplas de contextos da História da Educação Profissional e Tecnológica

A subcategoria “Contextos amplos da História da EPT” agrupa um conjunto de sete artigos. Para a análise, subdividimos em três unidades temáticas: “análise comparativa entre países, recortes históricos da EPT no Brasil e história das modalidades de oferta da EPT”.

As “análises comparativas entre países” são realizadas nos artigos de Maturo (2020) e de Silva e Nascimento (2021). No artigo “Origen y desarrollo del sistema de Educación Técnico Profesional (EPT) para la educación secundaria en Argentina y Brasil”, Maturo (2020) realiza uma análise entre a EPT nos dois países. Suas conclusões apontam que as semelhanças estão ligadas ao modo como se compreende o trabalho e a Educação Profissional e às exigências mercadológicas do capital; e as diferenças são provenientes das peculiaridades da estruturação em cada país.

No artigo “História da educação profissional no Brasil e no Paraguai no contexto das reformas educacionais dos anos 1990”, Silva e Nascimento (2021), por meio de um Estado de Conhecimento, analisam reformas educacionais na EPT, na década de 1990 do século passado, no Brasil e no Paraguai. Os autores destacam que as políticas socioeconômicas destinadas à educação foram mantidas sob vigilância social, apresentando-se como retrocessos impostos pela corrente hegemônica capitalista.

Os dois artigos, portanto, denunciam, com base na história da EPT de cada país, a existência de interesses do capital e da corrente hegemônica, permitindo entrever que a educação profissional em países da América Latina tem se pautado na luta e na busca de uma formação humana integral contra a lógica mercadológica.

Os artigos que fazem “recortes históricos da EPT no Brasil” foram escritos por Costa, Andrade e Nascimento (2022) e Faria e Oliveira (2020). No artigo “Artefatos da produção do conhecimento em trabalho e educação no século XIX”, Costa, Andrade e Nascimento (2022), por meio da Análise de Textual Discursiva (ATD) realizada em teses e dissertações acerca do ensino profissional no século XIX, buscam compreender o ensino profissional nos oitocentos. Os resultados da pesquisa expõem que o cotidiano dos núcleos fabris influenciava a relação trabalho e educação, pois as escolas existentes neles visavam à qualificação de mão de obra para as fábricas.

No texto “Ensino técnico profissional e modernização da sociedade brasileira no segundo reinado”, Faria e Oliveira (2020) realiza uma análise da atuação de João Alfredo Corrêa de Oliveira na busca por implementar um projeto de educação profissional e a modernização do Império. Destaca-se, em seu pensamento, a busca por valorizar profissões, a educação como importante fator de modificação social e críticas ao modelo Imperial vigente. Percebe-se, a partir das conclusões do autor nessas análises pontuais, que a EPT foi marcada, como ainda é, pela ideia de dualidade, de formação especificamente técnica, ofertada para os filhos dos trabalhadores e distante de uma formação integral.

Três artigos tratam de “abordagens históricas de modalidades de oferta da EPT”: Silva e Costa (2017); Paz e Carvalho (2021) e Sobral (2015).

No trabalho “A educação profissional e tecnológica na modalidade a distância: história, bases legais e cursos nessa modalidade de ensino”, Silva e Costa (2017) discorrem sobre os aspectos históricos e legais da EPT na modalidade Educação a Distância. Seu estudo destaca que a oferta de cursos profissionalizantes por meio da EaD possibilita o acesso de indivíduos que não podem frequentar a escola presencialmente e indica uma importante expansão da EPT no Brasil.

No artigo “Educação no Brasil: a indústria como força motriz para a expansão da educação profissional e a reforma do ensino médio: Lei no 13.415/2017”, Paz e Carvalho (2021) dedicam-se ao estudo do ensino profissional no Brasil, suas manifestações históricas e suas reformas. Concluem, a partir disso, a existência de um sistema dual que contribui para a dicotomia social.

Em “Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil”, Sobral (2015) analisa a formação profissional agrícola desde o início do século XX. Como resultados, aponta que o ensino agrícola sempre esteve voltado para a fixação do homem no campo, passando pelas exigências de formar um profissional adequado à modernização do setor agrotécnico. Sua pesquisa demonstra, por fim, a relação de forças entre a proposta hegemônica de formação técnica e as propostas de formação emancipatória após a instalação da Rede Federal de Educação Tecnológica.

Os artigos acima demonstram, através da pesquisa histórica no desenvolvimento de modalidades/cursos, a educação como política pública para o desenvolvimento econômico e pessoal. Apresentam avanços na oferta educacional, mas denunciam mais uma vez a dualidade do nosso sistema educacional e os interesses hegemônicos e mercadológicos do capital.

Em suma, os artigos delimitados por essa subcategoria permitem compreender e reforçar que a Educação Profissional é historicamente um campo de lutas, marcada pelo domínio dos interesses em uma formação exclusivamente técnica e excludente, embora também se possa identificar avanços significativos nos últimos tempos.

Abordagens sobre a história da Rede Federal de Ensino Profissional Tecnológica e/ou dos Institutos Federais de Educação

A subcategoria “Abordagens Históricas da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica (RFEPT) e/ou Institutos Federais de Educação” agrupa seis artigos. Utilizamos duas unidades temáticas para análise: “Criação da Rede Federal de EPT e Criação dos Institutos Federais de Educação”.

Na unidade temática “Criação da Rede Federal de EPT”¸ destacamos apenas um trabalho: Kunze (2015). No artigo “O surgimento da Rede Federal de Educação Profissional nos primórdios do regime republicano brasileiro”, a autora busca compreender o processo de criação da rede federal de educação profissional no início do século XX. Em sua análise, demonstra que as dezenove escolas profissionais fundadas nesse período possuem relação com a consolidação da República Federativa e sua visão quanto ao papel de educação no controle social e no auxílio na industrialização.

Na unidade temática Criação dos Institutos Federais de Educação, separamos quatro trabalhos. No artigo “A produção de ciência e tecnologia nos Institutos Federais, 100 anos de aprendizagem”, Conciani e Figueiredo (2015) se dedicam a mostrar o histórico do desenvolvimento de pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, analisando os atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e seu histórico. Concluem que a experiência da produção do saber sempre foi uma característica inerente a esses institutos.

No trabalho “Conversas após uma década da implantação dos Institutos Federais”, Maschio (2019) busca retratar brevemente o momento em que os Institutos Federais de Educação são criados, inserindo-o dentro do contexto educacional da EPT nos séculos XX e XXI. Suas conclusões sinalizam as contribuições dos Institutos para uma educação comprometida com a formação integral e alertam para a necessidade de pensar os próximos desafios, frutos de mudanças com a aprovação da BNCC e o enfrentamento em defesa do papel social desses Institutos.

No texto “Educação profissional e desenvolvimento territorial: a expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia”, Macedo (2017) realiza uma caracterização da trajetória inicial dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua relação com o desenvolvimento territorial. Após realizar uma contextualização histórica, social e política da Educação profissional no Brasil, analisa-se a criação dos Institutos Federais e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A título de conclusão, o autor aponta a importância da garantia de oferta de educação profissional e tecnológica, pública e de qualidade, para o enfrentamento das desigualdades sociais realizada por meio dos Institutos.

No artigo “História, perspectivas e contradições no ensino médio integrado na Rede Federal de Educação Profissional”, Rios (2021) objetiva apresentar dados referentes ao ensino médio integrado na Rede Federal de Educação Profissional considerando suas implicações históricas e suas contradições. A pesquisa demonstra, ao final, a necessidade de se aprofundar a relação da integração curricular entre disciplinas técnicas e propedêuticas nos IFs.

Considerando tais pesquisas e suas conclusões, podemos perceber, por meio da análise dessa subcategoria, que os Institutos Federais de Educação foram criados com objetivo de contribuir para a formação da classe trabalhadora numa perspectiva de formação integral, unindo o trabalho, a pesquisa e o ensino. Apreende-se historicamente a importância desses institutos para a educação brasileira e sua perspectiva educacional contra-hegemônica.

História das Políticas Públicas

A subcategoria “Contextos amplos da História da EPT” agrupa um conjunto de sete artigos. Para a análise, subdividimos em três unidades temáticas: “análise comparativa entre países, recortes históricos da EPT no Brasil e história das modalidades de oferta da EPT”.

Três dos artigos analisados compõem a subcategoria “História das Políticas Públicas” para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para sua análise, os artigos foram agrupados em duas unidades temáticas: “Políticas públicas para o público-alvo e Políticas públicas para os professores”.

Na primeira unidade temática, “Políticas públicas para o público-alvo”, destacamos os trabalhos de Santos e Azevedo (2018) e Krugel e Lemos Júnior (2021).

No artigo “A alimentação como política social ao longo da história do IFRN: da Escola de Aprendizes Artífices de Natal à Escola Industrial de Natal”, Santos e Azevedo (2018) realizam uma investigação histórica na Escola de Aprendizes Artífices de Natal, no Liceu Industrial de Natal e na Escola Industrial de Natal, a fim de compreender a alimentação como política social que fomenta a aprendizagem. Suas conclusões, no entanto, apontam que somente a alimentação não fora suficiente para gerar impactos positivos sobre os índices de evasão escolar.

No trabalho “Políticas públicas para a Educação Profissional no Brasil (1988-1998)”, Krugel e Lemos Júnior (2021) analisam o cenário educacional após a Constituição Federal de 1988 e as políticas para a Educação Profissional, comparando as mudanças implementadas com os modelos de educação profissional anteriores a esse período. Concluem que o Ensino Médio Integrado, apesar de sofrer grandes ataques, fortaleceu-se, criando condições para as futuras conquistas.

Tais artigos permitem observar como, historicamente, são delineadas as políticas públicas para os beneficiários, demonstrando como são variadas (alimentação e proposta curricular dão exemplo dessa variedade). Contudo, cabe destacar também como o cenário das políticas são permeados por outros fatores que podem contribuir ou atrapalhar sua implementação e seus objetivos.

Na segunda unidade temática, “Políticas públicas para os professores”, separamos o artigo “A evolução da Carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) nos Institutos Federais”, de Brito e Caldas (2016). Nele, os autores discorrem sobre a evolução e mudanças ocorridas na carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, correlacionando-as com as mudanças ocorridas na educação profissional e nas instituições de oferta. Como resultado, os autores concluem que a carreira EBTT passou por mudanças positivas, com melhoras nos planos de carreira e mais valorização.

Tal constatação permite perceber os avanços da política de valorização dos docentes EBTT nos períodos históricos estudados e formam base para uma crítica ao momento histórico atual. Conclui-se, portanto, que os estudos aqui mencionados sobre a subcategoria “História das Políticas Públicas” para a Educação Profissional demonstram avanços, em meio a processos de luta, que contribuem para o ideal de oferta de educação pública de qualidade.

Estudos de Caso em História da Educação Profissional

Foram separados, a partir dessa subcategoria, doze artigos, que estão subdivididos em quatro unidades temáticas: “Criação e implantação de Escolas Técnicas; História das Instituições; Memória e Identidade e Análise de Programas e/ou cursos”.

Na primeira unidade temática, “Criação e implantação de Escolas Técnicas”, foram dispostos três trabalhos: Silva et al. (2018); Queiroz e Souza (2017); e Bandeira e Menezes (2016).

No artigo “Cenários históricos da oferta de educação profissional pelo Brasil profissionalizado nas escolas estaduais de Mossoró/RN”, Silva et al. (2018) dedicam-se a discutir os aspectos histórico que envolveram a implementação da Educação Profissional em escolas estaduais da rede de ensino de Mossoró, RN. Após analisar relatos de dois gestores das Instituições pesquisadas, as autoras concluem que as políticas de articulação do ensino médio com o ensino técnico implementadas se justificam pela necessidade de diminuir as desigualdades sociais do público atendido por elas.

No trabalho “Implantação da UNED/ETFRN em Mossoró: a primeira expansão da Educação Profissional Federal no Rio Grande do Norte”, Queiroz e Souza (2017) analisam a implantação da Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, em Mossoró. Com base em seus dados, concluem que a implantação se deu dentro da política de crescimento econômico pela industrialização e que a cidade de Mossoró se caracterizava com lócus favorável por sua situação econômica. No geral, a instituição era vista como fator de desenvolvimento econômico e social.

No texto “O processo de criação da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral a partir das demandas socioeconômicas do Município de Mossoró, RN, entre 1911 e 1937”, Bandeira e Menezes (2016) investigam o contexto histórico do processo de criação da Escola Técnica. Os autores concluem que a criação da escola foi fruto da demanda econômica do município de Mossoró, no qual o comércio ocupava lugar central, e que o ensino técnico, nessa escola, foi caracterizado pela dualidade presente na Educação Profissional Brasileira no tempo em questão.

Os três trabalhos dedicam-se a estudar processos de criação de instituições e/ou implementações de modelos de Educação Profissional e Tecnológica. Chama a atenção que os três artigos analisam instituições mossorenses, ofertando assim uma significativa contribuição para a compreensão da História da Educação Profissional naquela localidade.

Na segunda unidade temática, “História das Instituições”, foram dispostos dois artigos: Silva e Pinto (2020) e Santos Neto (2015).

No trabalho “Escola Técnica Federal de Januária: percurso histórico, regionalidade, práticas educativas”, Silva e Pinto (2020) investigam a história dessa escola e o seu objetivo de colaborar para o progresso econômico regional. Nesse diapasão, concluem que a instituição alcançou seus objetivos de fomentar a produção econômica por meio da Educação Profissional.

No texto “Da Escola de Aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe: 1909-2009”, Santos Neto (2015) apresenta um histórico do Instituto Federal de Sergipe, discutindo os aspectos político-pedagógicos e administrativos próprios a cada fase do Ensino Profissional em Sergipe, desde a Escola de Aprendizes até a expansão da Rede Federal pelos IFs. Em suas considerações finais, o autor afirma a contribuição da educação profissional para a melhoria da vida dos brasileiros, além de exaltar as expansões dos IFs, como um compromisso por uma sociedade mais igualitária nos âmbitos sociais, econômicos, culturais e geográficos.

Nos dois artigos, portanto, percebe-se que a análise histórica aponta essas instituições, hoje consolidadas como Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, como instrumentos sociais para o desenvolvimento econômico regional e para a formação humana integral da classe trabalhadora.

Na terceira unidade temática, “Memória e Identidade”, foram dispostos dois artigos: Cavalcanti e Bonfim (2020) e Carvalho e Barcelos (2021).

No artigo “Memória e identidade do ensino médio integrado: pesquisa documental a partir do plano de Curso Técnico de Administração do IFMA Campus Buriticupu”, Cavalcanti e Bonfim (2020) investigam, por meio de pesquisa documental, a memória e a identidade do Ensino Médio Integrado, no Curso Técnico de Administração, do Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu, com o recorte temporal de 2008 a 2018. Os autores concluem que, embora a identidade do curso seja fortemente marcada pelo modo de produção em vigor, percebe-se nos discursos dos documentos uma abertura à perspectiva de uma formação humana integral.

No artigo “Percursos e trajetórias em educação profissional e tecnológica: os cursos de licenciatura no Instituto Federal Fluminense campus Centro”, Carvalho e Barcelos (2021) buscam compreender, por meio de categorias como institucionalidade, trajetória histórica e distintividade, o perfil institucional dos cursos de licenciaturas do Campus Centro do IFF. Em suas considerações finais, os autores afirmam que existe uma afinidade eletiva entre a institucionalidade específica e a trajetória particular dessas licenciaturas.

A partir desses dois artigos, observamos que pesquisas históricas sobre identidade e memória permitem perceber as características e os percursos de determinadas instituições, ajudando na compreensão de seus papéis, de sua missão e do modo como as instituições têm pautado o seu trabalho durante um período específico. Desse modo, são importantes instrumentos de reflexão de práticas.

Para a quarta e última unidade temática, “Análise de Programas e/ou cursos”, foram classificados cinco artigos: Reis et al. (2016); Costa e Castro (2018); Brandão (2015); Lima e Medeiros Neta (2015); e Pedrosa e Romanini (2022).

No artigo “A educação profissional na modalidade de educação de jovens e adultos: a experiência do PROEJA no IFBA Campus de Barreiras, no período de 2006-2014”, Reis et al. (2016) analisam o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nessa pesquisa, os autores estudam a experiência do PROEJA no IFBA, Campus de Barreiras, por meio da trajetória de estudantes dos cursos de Eletromecânica, no período de 2006 a 2014. Os autores constataram um número alto de reprovações, evasões, pouca procura pelos cursos e reduzida presença de mulheres ingressas e concluintes.

No trabalho “A educação profissional em saúde no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza, de 1997 a 2015”, Costa e Castro (2018), mediante análise de atas escolares, apresentam os cursos CEFOPE/RN. Em suas conclusões, as autoras apontam os cursos como espaços para o fortalecimento para os trabalhadores da área e sugerem novos mapeamentos para uma compreensão mais detalhada do papel dessa instituição na formação em saúde.

No texto “O curso de engenharia de operação (anos 1960/1970) e sua relação histórica com a criação dos CEFETs”, Brandão (2015) analisa os aspectos históricos dos cursos de Engenharia de Operação no Brasil. A autora relata que, a partir desses cursos, criaram-se os Centros de Engenharia de Operação, que depois se transformariam nos primeiros CEFETs e, por conseguinte, comporiam a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em suas conclusões, a autora denuncia a mudança estratégica realizada segundo os interesses do capital durante a Ditadura Militar, a qual priorizou a formação prática em detrimento da científica em geral.

No artigo “O ensino de história no curso técnico integrado de turismo -CEFETRN/IFRN - Campus Natal/Central (2005-2011)”, Lima e Medeiros Neta (2015) analisam o espaço que o Ensino de História ocupava no currículo desse Curso Técnico. As autoras demonstram que o Ensino de História ainda hoje é pautado na noção de linearidade, embora existam possibilidades de outras abordagens que unam história e trabalho. Contudo, devido à prevalência desse modelo de ensino, existe dificuldade de um modelo que favoreça o ensino médio integrado.

No trabalho “O SENAC e a formação de comerciários no Estado de São Paulo: a experiência da Universidade do Ar (1947-1961)”, Pedrosa e Romanini (2022) analisam historicamente uma experiência de massificação da Educação Profissional, via ensino comercial a distância, por meio do rádio. Entre os achados, os autores pontuam o uso educativo do rádio, em meio ao processo de industrialização, urbanização, massificação e expansão do comércio que demandou a formação de profissionais técnicos comerciários.

Percebe-se, pela análise dessa subcategoria, como os estudos históricos contribuem para a compreensão dos diversos cursos e programas investigados. Analisar suas trajetórias históricas permite demarcar os traços essenciais de suas origens e consolidação, avaliar o alcance de seus objetivos e ofertar conteúdos para a reflexão crítica desses programas e cursos. Mais uma vez, a pesquisa histórica demonstra seu potencial ao produzir conhecimentos que, sendo específicos, ajudam a compreender melhor a existência da Educação Profissional na realidade brasileira.

Considerações finais

Este Estado do Conhecimento teve por objetivo analisar as produções acerca da temática História da Educação Profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). Acreditamos que o objetivo fora alcançado, pois este estudo permitiu construir um quadro de identificação, registro e categorização, gerando uma reflexão e uma síntese acerca do tema História da Educação Profissional nas publicações da RBEPT.

Esta pesquisa afirma que, embora a RBEPT tenha poucas publicações acerca do tema do nosso objeto de análise, elas estão presentes em mais da metade dos números da revista que contam com, ao menos, um artigo publicado sobre a temática. Essas são de grande importância, pois ofertam significativas contribuições para a compreensão de objetos de estudo relevantes para produção de conhecimento nesse campo científico.

Concluímos afirmando que a análise das produções acerca da temática História da Educação Profissional na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) demonstra que as pesquisas em História da Educação Profissional colaboram para a compreensão crítica das realidades estudadas, desmistificando pré-conceitos, demonstrando identidades, memorando percursos e explicando os nexos entre sociedade, política, instituições e a Educação Profissional.

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Rodadas de avaliação:

R1: dois convites; nenhum parecer recebido.

R2: três convites; dois pareceres recebidos.

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Recebido: 28 de Setembro de 2023; Aceito: 27 de Fevereiro de 2024; Publicado: 10 de Abril de 2024

*Autora correspondente. E-mail: amorim.rafaela@escolar.ifrn.edu.br.

Editor-associado responsável:

Carlos Eduardo Vieira (UFPR)

E-mail: cevieira9@gmail.com

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