SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Intelectuales, autoridad maternal y participación de las mujeres en la creación de la literatura infantil portuguesa de finales del siglo XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SCHARAGRODSKY, Pablo  y  QUITZAU, Evelise Amgarten. Intercâmbio de conhecimento, surgimento de especialistas e visibilidade das instituições: o caso do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Física, Brasil 1943. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e324.  Epub 14-Mayo-2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e324.

O presente trabalho analisa, a partir de uma perspectiva sócio-histórica com ênfase na história social dos saberes e especialistas, o I Congresso Panamericano de Educação Física, realizado no Brasil em 1943. Centra-se na indagação sobre as problemáticas mais debatidas, assim como na função de certos especialistas e no papel de determinadas instituições para legitimar um determinado funcionamento epistêmico e institucional da comunidade de especialistas em educação física. Entre as conclusões, identificam-se as diversas problematizações abordadas, destacando-se questões conceituais vinculadas com a educação física, assim como intensos debates sobre os modos de agrupamentos educativos. Além disso, o congresso validou e prestigiou certos especialistas internacionais e importantes instituições vinculadas ao heterogêneo campo da cultura física.

Palabras clave : história da educação física; evento internacional; debates; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )