SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Formação de Professores para Docência na Sala de Aula HíbridaCibertecnicismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ALVES, Lynn. Plataformas Digitais, Crianças e Adolescentes – Construindo Interações com Segurança e Proteção de Dados. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13381.  Epub 29-Jun-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13381.

Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima citadas no âmbito da educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.

Palabras clave : Plataformização; Proteção de dados; Crianças; Ensino Remoto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )