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Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
FARIAS, Roseane Rabelo Souza y GOMEZ HERRERA, José. ACESSIBILIDADE NO BRASIL E NO MÉXICO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, BARREIRAS E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e14297. Epub 09-Dic-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14297.
O artigo analisa a acessibilidade a partir de pesquisas da UFPA e UNAM. Sem ser um estudo comparativo, aborda uma narrativa ampla sobre acessibilidade nas instituições de ensino. Na UFPA os resultados revelam que ter acesso a universidade não implica necessariamente ter condições de acessibilidade, aprendizagem e permanência. Na UNAM os resultados revelam que as pessoas com deficiência enfrentam diferentes barreiras sociais, psicológicas e estruturais. Ambos os estudos deixam claro que são necessárias ações administrativas, jurídicas e sociais efetivas; que possibilitem a acessibilidade e integração efetiva de pessoas com e sem deficiência.
Palabras clave : Acessibilidade; Educação Superior; Pessoas com deficiências; Preconceito.