SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA NA ÓTICA DE COORDENADORES DE GRADUAÇÃO EM SAÚDEIMPACTOS DE VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS NO DESEMPENHO NO ENEM NO PRIMEIRO BIÊNIO DA PANDEMIA DE COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

FERNANDES, Taynara Roberta  y  PASSADOR, Claudia Souza. CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO DESEMPENHO ACADÊMICO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e84346.  Epub 15-Abr-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133884346.

Por meio deste estudo, apresenta-se revisão sistemática da literatura sobre as características socioeconômicas e de infraestrutura relacionadas ao desempenho escolar dos alunos de educação básica ao redor do mundo, estabelecendo discussões conceituais e críticas em torno dessas relações. Foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura para o mesmo estudo com cada contexto específico, definindo planejamento e condução da revisão. Embora a influência dos dois contextos no desempenho acadêmico do aluno varie, resultados sugerem que os contextos possuem um papel importante no desempenho do aluno. Dessa forma, pretende-se contribuir para o progresso do conhecimento em estudos referentes à gestão educacional e a tomada de decisão nas políticas públicas de educação básica.

Palabras clave : infraestrutura escolar; socioeconômico; desempenho escolar; revisão sistemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )