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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

BRITO, Willian Henrique de  y  PEDROSO, Fabiano Prado. IMPACTOS DE VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS NO DESEMPENHO NO ENEM NO PRIMEIRO BIÊNIO DA PANDEMIA DE COVID-19. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e84069.  Epub 15-Abr-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133884069.

Neste artigo, apresenta-se uma análise da influência de caraterísticas socioeconômicas individuais e contextuais no desempenho dos estudantes paranaenses que realizaram o Enem, durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19. Para atingir esse propósito, considerou-se adequada a estimação de modelos multinível de regressão. A fim de verificar se alguma variável passou a impactar mais o desempenho dos alunos durante a pandemia, foram estimados modelos considerando dois períodos: 2018 a 2019 e 2020 a 2021. Os resultados mostraram que a pandemia de Covid-19 prejudicou, com maior intensidade, os alunos com renda familiar inferior a três salários-mínimos, matriculados em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Observou-se, ainda, que uma parcela significativa dos alunos pertencentes a esses grupos, sequer chegou a realizar o Enem, sendo necessários estudos complementares sobre as causas desse fenômeno.

Palabras clave : modelo multinível de regressão; Enem; Covid-19.

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