SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR NO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA COLÉGIOS DE APLICAÇÃOA GESTÃO DA AVALIAÇÃO PELA INTERMEDIAÇÃO PLANEJADA NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

NASCIMENTO, Jaqueline Dourado do; JUNIOR, Edmilson José dos Santos; SANTOS, Cinthia Lima dos  y  GONCALVES, Wezley Ricardo Bezerra. IMPLANTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO SINAES: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e83777.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133883777.

Avaliar contribui para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior. O artigo tem o objetivo de analisar como aconteceu a implantação dos instrumentos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior nos projetos pedagógicos de cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior. A abordagem qualitativa, com uso da análise documental dos projetos pedagógicos de cursos, foi a metodologia aplicada. Notou-se que as avaliações externa e institucional são tratadas superficialmente e que não há compreensão sobre a diferença entre elas e há pouco uso dos resultados. Logo, é crucial implantar uma cultura avaliativa que favoreça um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos meios de gestão e pedagógicos.

Palabras clave : avaliações externas; projetos pedagógicos de cursos; avaliação institucional; gestão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )