SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21A GESTÃO DA AVALIAÇÃO PELA INTERMEDIAÇÃO PLANEJADA NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃOO JIU JITSU COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E ORGANIZACIONAL AUXILIAR AO DESENVOLVIMENTO PLENO DA VIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

FARIAS, Victor Cecchini de; ROCHA, Camilla Rodrigues Netto da Costa; MOLA, Iara Cristina de Fátima  y  MOTTA, Rodrigo Guimarães. ESTUDOS BASEADOS NA PRÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e74370.  Epub 13-Mar-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133874370.

Diante da lacuna existente no ensino formal quanto à dissonância entre a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, investigou-se como o método caso de ensino corrobora com os estudos baseados na prática, colocando a prática como prioritária para a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento de competências dos alunos. O estudo demonstra a contribuição do método Caso de Ensino Inspiracional para o processo de ensino-aprendizagem de acordo com quatro categorias: aprendizagem prática; teorias subordinadas à prática; desafio interessante e engajamento. Os resultados indicam que o caso de ensino permite articular as quatro categorias e que esta articulação contribui para uma aprendizagem baseada em competências.

Palabras clave : estudos baseados na prática; administração; aprendizagem na prática; competências; caso de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )