SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21ESTUDOS BASEADOS NA PRÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIASDESAFIOS À PERMANÊNCIA E AGENDAS DE ACOLHIMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

CAVALLARI FILHO, Roberto; NUNES, Norberto de Carvalho; MORAES NETO, Osmar  y  LEMOS, Victória. O JIU JITSU COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E ORGANIZACIONAL AUXILIAR AO DESENVOLVIMENTO PLENO DA VIDA. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e74250.  Epub 25-Mar-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133874250.

Neste artigo, apresenta-se fundamentos teóricos e práticos para o recente campo do jiu jitsu educacional - JJE. Iniciamos fazendo um levantamento bibliográfico a fim de destacar importantes pesquisas acerca dos benefícios da prática da luta no ambiente escolar. Posteriormente, com base na hermenêutica, relacionamos o termo jiu jitsu educacional com a prática e o estudo da luta inserida em uma proposta didático-pedagógica alinhada às orientações contidas na BNCC, com relação ao desenvolvimento pleno da vida. Em seguida, apresentamos e analisamos duas pesquisas de campo para analisar a inovação nos processos de ensino e aprendizagem possibilitadas pelo JJE numa escola municipal: a primeira, uma análise diagnóstica por meio das ferramentas da observação, da roda de conversa e de questionário estruturado; a segunda, uma análise de testemunhos acerca do impacto na cultura organizacional escolar. Os resultados apontam para as contribuições do JJE à cultura organizacional escolar, à comunidade familiar e ao desenvolvimento pleno dos alunos na escola.

Palabras clave : jiu jitsu educacional; inovação nos processos; cultura organizacional escolar; desenvolvimento pleno; BNCC.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )