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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

VIEIRA, Karen Mariane Petry Welter  y  POWACZUK, Ana Carla Hollweg. DESAFIOS À PERMANÊNCIA E AGENDAS DE ACOLHIMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e73675.  Epub 27-Mar-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133873675.

Neste trabalho, enfocamos as condições de permanência de trabalhadores pesquisadores no âmbito da pós-graduação. Apresenta-se resultados de um estudo qualitativo narrativo de cunho sociocultural pelo qual se objetivou compreender os desafios envolvidos no percurso acadêmico na pós-graduação. Destacamos como desafios ao percurso formativo a sobreposição de tarefas no que tange à formação e as atividades laborais e distanciamento social ocasionado pela Covid-19. Como indicadores de permanência, identificamos a mobilização pessoal e social dos estudantes, bem como o perfil do programa voltado a trabalhadores. Neste sentido, destacamos a necessidade da consolidação de uma política de acolhimento capaz de impulsionar um conjunto de ações com vistas a fortalecer o percurso formativo.

Palabras clave : permanência; acolhimento; pós-graduação; mestrado profissional.

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