SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21O IMPACTO DA COVID-19 NA PRODUTIVIDADE DOCENTE FEMININA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS,HUMANAS NA UFS (2019-2021)O EFEITO ESCOLA SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS GAÚCHOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

GOERGEN, Guilherme; BIHAIN, Anderson Luis Jeske; BLASS, Leandro  y  ALBANO, Claudio Sonaglio. PERFIL DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA E LICENCIATURA: UM ESTUDO NO CAMPUS BAGÉ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e74541.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133874541.

Realizar o acompanhamento dos egressos de uma instituição de ensino superior é um componente importante em sua gestão, tanto para atestar a qualidade da formação, quanto para realizar a autoavaliação e rever suas políticas educacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil do egresso da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, sob aspectos como mundo do trabalho, perfil empreendedor e situação socioeconômica familiar. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, a partir de dados coletados por intermédio de um questionário eletrônico. Destacamos como principais resultados, identificar o perfil do egresso, evidenciar a fragilidade social e econômica da região, a importância da universidade na vida profissional dos egressos e sua contribuição para o desenvolvimento regional.

Palabras clave : egressos; ensino superior; mundo do trabalho; empreendedorismo; desenvolvimento regional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )