SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21PREVER E MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS COM O USO COMBINADO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA E GPTSUPORTE A TRANSFERÊNCIA DE TREINAMENTO: UMA AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UMA AUTARQUIA FEDERAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

CRUZ, Francerly Cardoso da  y  MOREIRA, Geraldo Eustáquio. FEEDBACK DA AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA INCLUSIVA DA CRIANÇA EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e74143.  Epub 06-Dic-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133874143.

Neste estudo qualitativo do tipo exploratório, com dados coletados via questionário, respondido por 19 graduandos de Pedagogia da Universidade de Brasília, em formação ofertada pelos autores, envolvendo didática da Matemática e avaliação formativa, objetivamos analisar a percepção desses graduandos quanto a iniciar uma cultura de feedback da avaliação matemática numa perspectiva inclusiva da criança em contextos da educação infantil e Transtorno do Espectro Autista - TEA. Os resultados apontaram: percepções de feedbacks nesses contextos e necessidade de torná-los formativos e inclusivos, legitimando a importância de oportunizar o protagonismo infantil; percepção de contribuições do feedback para autorregulação das aprendizagens e reorganização do trabalho pedagógico. Apesar de apenas dois respondentes revelarem familiaridade com o tema, 14 participantes afirmaram terem ouvido falar sobre a temática superficialmente, três participantes informaram que sequer ouviram falar de feedback e não têm percepção de sua existência. Conclui-se que investimentos na formação inicial e continuada contribuirão para reflexões de estratégias inclusivas de acolhida da diversidade de feedback da criança e seu uso intencional pelo docente em prol de uma avaliação para as aprendizagens em Matemática desde a educação infantil.

Palabras clave : avaliação formativa; feedback; protagonismo infantil; educação inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )