Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
MONTEIRO, Filomena Arruda; FREITAS, Gleciane Oliveira y ESCOTO, Josué Javier Cruz. Estágio-docência: experiência potencializadora da formação. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.79-96. Epub 30-Mayo-2022. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1609.
Este artigo aborda resultado reflexivo sobre estratégias didáticas que visem à indagação, reflexão e investigação, potencializando o processo formativo com foco no estágio-docência no curso de Mestrado em Educação. Ancora-se na literatura que discute formação de professores e narrativas como estratégia didático-formativa e investigativa. Busca-se problematizar experiências vivenciadas no estágio-docência mediante a utilização de casos de ensino, resgatando o sujeito ator para, posteriormente, ressignificar essa produção de conhecimentos e reconstruí-la. As aprendizagens narradas pelos mestrandos nos possibilitam ver a potencialidade tanto para a formação docente quanto para a prática profissional, entrelaçadas a um contexto específico de formação inicial e continuada, considerando que há indiscutivelmente um enriquecimento de perspectiva no paradigma sobre a formação de professores, transformando-se em vivências indispensáveis na formação dos mestrandos em Educação. Igualmente, evidencia que a estratégia utilizada provocou, desestabilizou e propiciou a superação dos modelos educativos ainda resistentes.
Palabras clave : formação de professores; estágio-docência; estratégias didáticas.