SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Acceso y uso de dispositivos tecnológicos e internet en la educación superior de Minas GeraisUn estudio sobre la declaración de misión de las universidades federales brasileñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MARTINS LIMA, MARCOS ANTONIO  y  GOMES DE OLIVEIRA, MARIA LUCIJANE. Avaliação dos fatores relacionados ao modelo design universal de aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e122559.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122553.

o objetivo desta pesquisa foi verificar as evidências de aplicabilidade do modelo design universal de aprendizagem (UDL) no Ensino Superior. Foi utilizada a Escala Likert de avaliação de nove itens objetivos presentes no questionário semiestruturado para a pesquisa. Participaram deste estudo 110 estudantes de Ensino Superior de ambos os sexos, com idades entre 18 e 45 anos, do curso de graduação em Pedagogia, modalidade semipresencial de uma Instituição Pública, localizada no estado do Ceará. A fim de verificar a consistência interna do instrumento, foi utilizada a Análise Fatorial Exploratória. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach (α = 0,826). Constatou-se que as metodologias baseadas nos princípios da UDL trazem contribuições para a avaliação e para a aprendizagem na educação superior.

Palabras clave : Avaliação; Design Universal de Aprendizagem; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )