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Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

SANTANA, Marco Antonio de. Um processo educativo sui generis: a pedagogia para o amor em um idílio abrasileirado. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11262.  Epub 02-Ene-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11262.

O presente artigo busca compreender o sentido e a natureza do rótulo “idílio”, empregado propositalmente por Mário de Andrade no romance Amar, verbo intransitivo, como importante elemento para a leitura da obra, enfatizando as representações de professoras que atuavam nas casas de algumas famílias ricas paulistanas no início do século XX. A pedagogia do amor como contingência de um tipo de necessidade social contrasta com o sentido clássico de idílio, pois nessa obra denota peculiar pureza, que é implacável para uma demandada educação amorosa que visava à proteção patrimonial. Utilizou-se, para a elaboração desta pesquisa, a metodologia pertinente à noção de operação historiográfica, por meio da qual se pôde verificar que o texto literário, através da verossimilhança, também possui aptidão para iluminar o passado educativo.

Palabras clave : Amar, verbo intransitivo; ensino doméstico; história da educação; idílio.

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