SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Educa[n]ción intercultural: canciones basadas en cuentos para una educación interculturalConectando desde el corazón: experiencias narradas sobre la lectura y la escritura en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

FERREIRA, Lúcia Gracia et al. Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria On-line da UESB. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10046.  Epub 02-Ene-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10046.

Este artigo tem por objetivo apresentar o Programa de Mentoria On-line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, e as contribuições para a formação inicial e continuada de bolsistas da ação de extensão. A pesquisa qualitativa e exploratória abarcou os relatórios finais de três bolsistas do programa como objeto de análise. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo a partir de duas categorias, sendo: perspectivas formativas e construção de saberes. As narrativas revelaram as contribuições desta ação no processo de compreensão da entrada na docência, ainda que as aprendizagens da docência destas bolsistas incluem partilha de saberes sobre o ensinar e como ensinar, empatia com o outro, conhecimento sobre apoio e assessoramento profissional e um novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem, construídas pelas futuras profissionais. Portanto, pensar a profissão docente, seus desafios e dificuldades se configura como indicativos relevantes para esse Programa.

Palabras clave : indução profissional; programa de mentoria; desenvolvimento profissional docente; aprendizagem da docência; pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )