SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Fundamentos epistemológicos del Movimiento Santa Catarina por la Educación: develando los presupuestos de la formación para el siglo XXILa formación inicial e inserción profesional de los egresados de la carrera de Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

SATO, Cristina Misturini  y  PELLON, Eloy Gómez. Formação continuada de professores em educação intercultural: um estudo de caso em antropologia educacional. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10357.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10357.

O multiculturalismo está presente como tema transversal a ser desenvolvido nas escolas do ensino fundamental, conforme disposição da Base Nacional Comum Curricular, seus fundamentos encontrando-se em cartilha sobre Pluralidade Cultural dos Parâmetros Nacionais Curriculares, que orienta que interculturalidade também deve ser praticada no cotidiano escolar, como forma de educação intercultural, promovendo ambiente de tolerância nas escolas. O presente artigo é um estudo de caso em antropologia educacional, pesquisando formação continuada de professores em educação intercultural e em conhecimentos antropológicos que dão suporte a esta. O estudo foi realizado com grupo de educadores do 4º ano do ensino fundamental de escola da rede privada de ensino do interior do estado de São Paulo, visando verificar a ocorrência ou não da modificação da cultura profissional deste, após processo de formação continuada em educação intercultural. Seus procedimentos metodológicos consistiram na observação participante de docentes no processo de formação continuada em educação intercultural e em entrevistas semiestruturadas com estes antes e depois da formação, através da abordagem hermenêutica, interpretativa e compreensiva da descrição densa de Geertz e da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, notou-se que, antes da formação continuada, o grupo de professores não tinha conhecimentos teóricos sobre os conceitos antropológicos que fundamentam a educação intercultural, mas conseguia desenvolver algumas práticas nesta direção. Durante e posteriormente à formação continuada, percebeu-se que os docentes conseguiram adquirir maiores conhecimentos teóricos sobre o tema, mas principalmente aumentaram o escopo de suas práticas em educação intercultural, abandonando práticas punitivas em favor das dialógicas, cooperativas e democráticas, fenômeno que foi notado em relação a todo o grupo de professores, o que deixa perceptível que houve mudança, nesse sentido, da cultura profissional deste grupo de professores.

Palabras clave : educação intercultural; Base Nacional Comum Curricular; formação continuada de professores; antropologia educacional; etnografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )