SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Formación continua de docentes en educación intercultural: un estudio de caso en antropología educativaEstrategias de aprendizaje en la formación inicial docente: una revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

ZULCOWSKI, Tamara Vanessa  y  PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. A formação inicial e a inserção profissional dos egressos do curso de Pedagogia. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e9799.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e9799.

Este artigo vincula-se à pesquisa intitulada A inserção profissional das egressas do curso de Pedagogia frente às demandas do mundo do trabalho, a qual buscou desvelar como vem ocorrendo a inserção profissional de egressas do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública diante da lógica instituída no mercado de trabalho. Adota a pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa e utiliza a análise documental das regulamentações do curso e da legislação da carreira docente. Os dados empíricos foram coletados via questionários direcionados aos egressos do curso de Pedagogia e as análises foram sustentadas por referenciais crítico-dialéticos. Participaram da pesquisa 275 pessoas que concluíram o curso no período de 2011 a 2019, das quais 77,5% trabalham nos espaços educacionais. Esse dado indica que, apesar dos desafios impostos pelo mundo do trabalho, os egressos do curso de Pedagogia insistem na profissão docente.

Palabras clave : egressos; curso de Pedagogia; formação; inserção profissional; trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )