SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8La formación continua de docentes en una escuela rural de Parintins/AMUn resumen de la producción científica brasileña sobre el trabajo docente (2008-2023) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

SYDORENKO, Olha et al. O papel do debate on-line na construção das competências profissionais dos futuros especialistas (filólogos). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11399.  Epub 23-Feb-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11399.

A ciência pedagógica sempre se interessou pelo problema de identificar mecanismos eficazes para a construção das competências profissionais dos futuros especialistas. Métodos: pesquisas e questionários, coleta e processamento remoto de informações, versão reduzida do Questionário Pessoal Multifatorial B5-10; Escala de Motivação Acadêmica; Escala Curta de Autocontrole; Diagnóstico da Modalidade Perceptual Dominante; Matrizes Progressivas de Raven. A análise estatística foi realizada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, coeficiente de correlação de Spearman e teste U de Mann-Whitney para avaliar a confiabilidade das diferenças entre grupos contrastantes. De acordo com os resultados da investigação, os alunos estão convencidos de que a participação em debates pode contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais. O empenho dos estudantes foi apontado como o principal componente de motivação para a construção de competências profissionais. Mais pesquisas deveriam ter como objetivo estudar o papel dos debates na construção de competências profissionais entre estudantes de áreas específicas. Também é necessário desenvolver uma metodologia detalhada de introdução ao debate estudantil.

Palabras clave : debates on-line; debates estudantis; construindo competências; competências profissionais; educação a distância..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )