SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Implementación de una estrategia de mapeo mental visual para mejorar la competencia lingüística de los estudiantesBrecha de tecnologia en la Formación Docente: un análisis desde la perspectiva del pensamiento reflexivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

FERREIRA, Rejane Eleuterio; SOUZA, Daniella da Silva de; SANTOS, Ana Luisa Rodrigues  y  SANTOS, Rafaela Liz de Castro dos. Decisões de uma universidade federal referente à formação na graduação durante a pandemia da Covid-19. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10828.  Epub 23-Feb-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10828.

O objetivo deste estudo é descrever as principais decisões que a universidade implementou para garantir a qualidade da formação no período de enfrentamento da Covid-19 a partir de um estudo documental em fontes de acesso público da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com corte temporal de março de 2020 a junho de 2022. A questão norteadora foi: quais as principais decisões que a universidade vem tendo para garantir qualidade da formação no período de enfrentamento da Covid-19? Foram analisados 75 documentos - resoluções, notas e comunicados; as principais medidas foram referentes às mudanças na modalidade de ensino: remoto, híbrido e aulas presenciais, além de medidas sanitárias para a proteção do corpo docente e discente, e liberação de auxílios para beneficiar estudantes em vulnerabilidade. Diante disso, entende-se que as decisões tomadas pela universidade durante a pandemia visaram reduzir os impactos nas áreas social, da saúde e da educação dos acadêmicos.

Palabras clave : Covid-19; educação; pandemia; implicações na formação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )