SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Un mapeo acerca de la Pasantía Supervisada en Ciencias Biológicas: panorama científico-brasileñoFormación del profesorado y educación mediática mediante el juego Comenius Pocket índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

NASCIMENTO, Deisiane Aviz  y  SOUSA, Neide M. F. R. de. O brincar na educação infantil inclusiva nas práticas pedagógicas para crianças com deficiência. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11284.  Epub 23-Feb-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11284.

A pesquisa teve por objetivo compreender o papel do brincar nas práticas pedagógicas inclusivas para crianças público-alvo da educação especial (PAEE). O estudo ocorreu em uma Instituição Municipal de Educação Infantil no interior do Pará. Foi participante do estudo uma professora da turma do Pré-II. Os procedimentos de levantamento envolveram a entrevista semiestruturada e a observação participante. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, organizado nas categorias temáticas: o brincar no processo de inclusão das crianças e o planejamento e prática pedagógica, a centralidade dos jogos e brincadeiras. Os resultados sugerem que o brincar viabiliza o fortalecimento de vínculos entre crianças e colabora com o processo de inclusão de crianças com e sem deficiência na Educação Infantil. A ludicidade auxilia as estratégias metodológicas que tornam a prática docente mais eficiente e produtiva, sendo indispensável na Educação Infantil inclusiva.

Palabras clave : educação infantil; inclusão educacional; brincar; crianças com deficiência; práticas pedagógicas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )