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Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
VIEIRA NETO, Octavio Silvério de Souza y BRUNO, Adriana Rocha. Constituição do ser docente e ciberformação em docências universitárias: práticas discursivas e ontologia do presente. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11232. Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11232.
O artigo apresenta resultados preliminares de tese em curso que objetivou compreender as práticas discursivas que constituem o ser docente universitário e os processos de ciberformação decorrentes. Qualitativa, multirreferencial e articulada com a metodologia da conversa, a investigação tem um enfoque arqueogenealógico e busca criar uma ontologia do presente do ser docente. Os dados produzidos/analisados em conversas online com vinte e nove professores atuantes no ensino superior em cursos de licenciaturas em quatro continentes, América, África, Europa e Ásia, constituíram três Unidades Categoriais de Análise das práticas discursivas docentes: a virtualidade, a intersubjetividade e a ciberformatividade. Entrecruzados com o referencial teórico da pesquisa, a saber, Nietzsche, Foucault, Deleuze, Han, Lévy, Zuboff, Hooks, Agamben, Najmanovich, Freire, Moraes, Bruno, os dados fizeram emergir pistas, apontando como, nas docências universitárias, o ser docente e processos de ciberformação podem promover emancipação e consciência tecnológica crítica aos sujeitos.
Palabras clave : Ser Docente; Ciberformação; Práticas Discursivas; Ontologia do Presente; Docências Universitárias..