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Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

TARDIN, Heitor Perrud  y  ANANIAS, Elisangela Venancio. Programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado: principais diferenças na inserção profissional de futuros docentes. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10986.  Epub 23-Feb-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10986.

O Programa Residência Pedagógica (PRP) estabeleceu-se como dispositivo de inserção profissional, mas, como os Estágios Supervisionados (ES) já desempenham esse papel nos cursos de formação de professores, estabeleceu-se um campo de disputas, com impacto na formação. Este estudo objetivou: levantar-se, analisar e compreender as propostas do PRP em diálogo com os ES, considerando a BNC-Formação. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando análise documental e bibliográfica como técnicas de pesquisa. A legislação e os estudos sobre a formação de professores indicam que ambas propostas contribuem para o campo da docência, com características próprias, por vezes, complementares, mas não concorrentes. Com isso, propõe-se que o PRP aconteça como Residência Médica, no âmbito da pós-graduação, e os ES em sua singularidade, mantendo a formação inicial de forma democrática, acessível e como parte do percurso formativo de professores. Nesta proposição, recursos financeiros e formativos destinados ao PRP seriam redimensionados como proposta de desenvolvimento profissional.

Palabras clave : Residência Pedagógica; Estágio Supervisionado; Formação Inicial; Formação de Professores; Prática Docente..

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