SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Programa de Residencia Pedagógica y Práctica Supervisada: principales diferencias en la inserción profesional de futuros docentesMetodologías activas en didáctica de la música en primaria: aprendizaje basado en juegos con boomwhackers índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

LIMA, George Almeida  y  RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert Elias. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11156.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11156.

Este estudo objetivou analisar a produção acadêmica brasileira sobre a utilização das teorias de Norbert Elias no campo da formação docente, buscando compreender seus impactos e reverberações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases: SciELO, Lilacs e Periódico Capes. Destaca-se que as produções que compuseram o estado da arte analisado são recentes, iniciando-se no ano de 2018, e incipientes, sendo encontrados oito estudos. Embora Norbert Elias não tenha analisado diretamente a formação docente, suas teorias imbricam-se às discussões educacionais, possibilitando reflexões sobre relações de interdependência entre futuros professores e docentes estabelecidos, compreendendo os tensionamentos inerentes ao campo da formação. Caso essa interdependência seja coercitiva, os futuros professores podem ter seu processo formativo impactado negativamente, como a inibição de sua autonomia e criatividade. Os mecanismos operacionais do campo educacional devem dirimir desequilíbrios coercitivos de poder, possibilitando ao futuro docente a vivência de diversas situações pedagógicas.

Palabras clave : formação docente; sociologia e educação; produção científica; estado da arte; processo civilizador..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )