SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Metodologías activas en didáctica de la música en primaria: aprendizaje basado en juegos con boomwhackersConsejo de clase: espacio-tiempo para la formación de profesores en una escuela militarizada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

ERAS, Lígia Wilhelms  y  LIMA, Ângela Maria de Sousa. Escrevivências em conexão com a Educação Básica: memórias, saberes e fazeres sociológicos. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11239.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11239.

A contribuição deste artigo centra-se na análise das conexões temáticas do perfil de participantes e suas escrevivências em atividade extensionista, em uma das ações desenvolvidas do estágio de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina. O mote do curso de extensão e experimento interligou três momentos formativos: a) estudo de livros coletâneas sobre Ensino de Ciências Sociais/Sociologia na Educação Básica; b) oficinas de produção de escrita em formato de escrevivências; c) diálogo com as vivências de extensionistas como ferramenta reflexiva e de análise sociológica na visibilidade dessa escrita e práticas de formação/ensino em realidades plurais. Os dados foram coletados com o uso de formulário on-line, produzidos a partir do Google Forms e aplicados durante os encontros síncronos e assíncronos do curso, cujas análises quantitativa e qualitativa dos dados foram elaboradas a partir das categorias/conexões temáticas com a Educação Básica, Sociologia escolar e a divulgação científica.

Palabras clave : escrevivências; memórias; saberes sociológicos; divulgação científica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )