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Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

VIANA, Gabriela da Silva  y  FRANCISCO, Marcos Vinicius. O processo de formação de professores/as de Educação Física e a Política de Assistência Estudantil: estado do conhecimento. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e9522.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e9522.

Esta investigação visa analisar o estado do conhecimento das Políticas de Assistência Estudantil brasileiras durante o processo de formação de professores/as de Educação Física sob a perspectiva da produção em Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, procedeu-se à busca de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Educação, Educação Física e Serviço Social publicadas entre 2011 e 2021. Os materiais selecionados foram problematizados à luz do materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram a ausência de teses e/ou dissertações na área da Educação Física que contemplem a Política de Assistência Estudantil no processo de formação de professores/as. Por outro lado, as investigações reforçam a Assistência Estudantil como um mecanismo garantidor da permanência de estudantes economicamente menos favorecidos/as, além de figurar como elemento protagonista na valorização da profissão docente.

Palabras clave : Política de Assistência Estudantil; formação de professores; Educação Física.

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