SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Enfoques para la formación de docentes en el Instituto de Educación de Belém (PA) y en la Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991)La creación de la Escuela Doméstica Nossa Senhora do Amparo para la formación de mujeres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

ARAUJO, Marta Maria de; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura  y  PRAXEDES, Ana Luiza Medeiros Pires. A formação interdisciplinar da bibliotecária e educadora Zila da Costa Mamede (1928-1985). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11498.  Epub 23-Feb-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11498.

Defende-se, neste artigo, a tese de que a educação desempenha uma função pedagógica no processo formativo do indivíduo. A partir dessa afirmação e, ainda, em consonância com o corpus da pesquisa (entrevistas, cartas, etc.), procura-se delinear - à luz dos escritos de Nobert Elias Sobre o tempo e A sociedade dos indivíduos, observando a contingência da dimensão temporal - as experiências interdisciplinares formativas, o exercício especializado da Biblioteconomia e da docência em suas intersecções institucionais e, igualmente, as redes de sociabilidade da intelectual Zila Mamede no curso de sua vida. Confirmada a proposição à partida, consolida-se a prova da eminência das experiências formativas interdisciplinares, que são interdependentes em relação à sociedade, às redes de sociabilidade do indivíduo e às temporalidades.

Palabras clave : experiências formativas; educação universitária; redes de sociabilidade; temporalidades..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )