SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29El lugar de la evaluación en los proyectos pedagógicos de las licenciaturas en Matemáticas de una institución pública de São PauloAfinidad entre los intereses y aptitudes de comunidades étnicas y la oferta regional de educación superior en Colombia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ZARATE, Zaida Espinosa  y  DE LA HOZ, Jesús Plaza. Liderança moral pedagógica: percepções dos alunos do ensino médio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290052.  Epub 22-Mayo-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290052.

Este artigo analisa as percepções dos estudantes do 4º ano do Ensino Médio sobre seu desenvolvimento moral, a fim de ver que tipo de liderança moral pedagógica eles valorizam. Particularmente, examina o peso que os professores têm em seu desenvolvimento moral, em comparação com outros contextos, e quais estratégias os professores empregam que têm o maior impacto moral sobre os alunos. Para este fim, foi aplicado um questionário a 131 estudantes espanhóis e os resultados foram analisados utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e o MAXQDA. Além do impacto familiar esperado, é mostrado que os adolescentes reconhecem a influência moral dos professores, especialmente em assuntos humanistas, e valorizam os traços de caráter do professor relacionados à proximidade, empatia e afeto sobre as metodologias voltadas para a tecnologia. Isto sugere a necessidade de reforçar a dimensão emocional e afetiva na orientação psicopedagógica dos professores, a fim de forjar o tipo de vínculo que tal liderança requer.

Palabras clave : Educação Moral; Liderança Pedagógica; Identidade do Professor; Educação Secundária; Caráter.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )