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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARRER, Juliano  y  GIACOMAZZO, Graziela Fatima. Movimentos sociais na cultura digital e formação humana. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e20131516.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13516.013.

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa1 que analisou a atuação dos sujeitos participantes dos movimentos sociais, na cultura digital, e sua relação com a formação humana cidadã. O conceito de formação humana cidadã é discutido a partir de Suchodolski (2002), Freire (1996), Severino (1994, 2005, 2006, 2010) e Santos (2007). Entende-se que os movimentos sociais são agentes de transformação da sociedade, como apontado por Gohn (2010a, 2010b, 2014), Castells (2013) e Scherer-Warren (1989). Produziu-se, assim, um diálogo com um coletivo feminista. Utilizou-se dos recursos da roda de conversa e análise da mídia social Facebook do grupo pesquisado, no contexto de uma pesquisa qualitativa. Verificou-se que sua atuação possibilita a ampliação da formação humana cidadã em relação à transformação da realidade dos seus participantes. Vive-se a necessidade da existência dos movimentos sociais on-line e off-line como agentes fundamentais de transformação social.

Palabras clave : Formação Humana; Movimentos Sociais; Cultura digital.

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