Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elisabeth Brandão y MONTIEL, Fabiana Celente. Educação integral, estético-ambiental e cúpula geodésica contribuições à formação humana. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.21-37. Epub 07-Jul-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16381.
O artigo, derivado de uma pesquisa de doutorado, objetiva apresentar possibilidades de uma Cúpula Geodésica potencializar o desenvolvimento da Educação Integral. Os dados foram produzidos em entrevistas com professoras e alunos/as envolvidos/as na construção e instalação de uma Cúpula Geodésica no IFSul/CaVG, Pelotas, RS, Brasil, e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Ao fomentar a sensibilidade via contato com o ambiente natural, a Cúpula Geodésica promove a Educação Estético-Ambiental, configurando-se como uma sala de aula que favorece as possibilidades de formação integral e jornada ampliada, em um ambiente escolar acolhedor e convidativo a práticas educativas inovadoras.
Palabras clave : Cúpula Geodésica; Educação Integral; Educação Estético-Ambiental.