SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número42APUNTES SOBRE JUVENTUDES UNIVERSITARIAS: EL CASO DE LA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR, BAHIA, BRASILEL CASO DE LOS JÓVENES NI NI: NUEVAS TRAYECTORIAS, NUEVOS DESAFÍOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SILVA, José Humberto da  y  SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA BRASILEIRA: DAS PROMESSAS ÀS INCERTEZAS. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.158-185.  Epub 15-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7347.

O presente artigo analisa os investimentos pessoais e financeiros, bem como os arranjos construídos pelos jovens, desde a educação básica ao ensino superior, na perspectiva da garantia do acesso ao emprego e, por conseguinte, uma mudança de posição na estrutura social vigente. O caminho metodológico adotado aglutinou método, técnicas e instrumentos de pesquisa numa abordagem que articula dados quantitativos (acompanhamento das trajetórias in loco) e qualitativos, a partir de diferentes fontes de dados que informam dados educacionais e de emprego no Brasil. Os primeiros investimentos e arranjos realizados, na perspectiva da obtenção deste emprego, foram centrados nos esforços para que esses jovens conseguissem a conclusão do ensino médio, em seguida os cursos de qualificação profissional e, por fim, o acesso ao ensino superior privado. A relação entre trabalho e educação ganha centralidade nas trajetórias pesquisadas. Por meio dos percursos analisados, constatou-se que há um forte discurso em favor da educação como sendo, se não a única, a principal estratégia de mobilidade social ascendente.

Palabras clave : Juventude; Processos; formativos; Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )