SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número42PREGUNTAS Y RESPUESTAS SOBRE EL ÉXITO EDUCATIVO DE NUESTROS ADOLESCENTES Y JÓVENES. ESTUDIO DE CASO EN EL ÁREA METROPOLITANA DE BARCELONAEDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS A DISTANCIA: EVALUACIÓN DEL PROGRAMA CURRICULAR DE SESI BAHIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

COLLADO, Violeta Acuña  y  CARCAMO, Vivian Astudillo. CURRÍCULO E ENSINO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE FLEXÍVEL. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.282-297.  Epub 16-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7352.

Resumo: A Educação de Jovens e Adultos no Chile (EPJA) é uma modalidade do sistema educativo, que oferece oportunidade a quem não terminou seus estudos básicos ou médios, que representa cerca de um terço da população. Esta modalidade tem duas opções: regular e flexível. A primeira é organizada com horários definidos e participação presencial em cursos regulares em escolas e a segunda tem horários flexíveis e é promovida por outras instituições. A EPJA, historicamente, não tem uma presença relevante no sistema educativo e seus docentes enfrentam um contexto complexo e de pouca visibilidade. Pela natureza desta modalidade e sua especificidade, se optou neste estudo por uma metodologia qualitativa. Se escolheu um estudo de caso: uma instituição universitária da região de Valparaiso que mantém um programa no âmbito da modalidade flexível. Foi aplicado um questionário para os professores, destacando categorias , se incorporou também informação quantitativa que descreve os antecedentes do programa. O objetivo do estudo foi conhecer a opinião dos docentes a respeito da aplicação e contextualização do currículo de adultos nesta modalidade. A reflexão se realizou em torno do conceito de currículo e a proposta é repensar sua aplicação a luz dos resultados referidos e os questionamentos dos docentes a respeito da construção de um currículo, da prática docente e do contexto. Como conclusões, verificou-se que o currículo não determina a prática do docente, mas sim a condiciona. Surge a necessidade dos docentes participarem da sua construção e incorporar em sua práxis a necessidade da contextualização como variável fundamental para estabelecer uma prática educativa.

Palabras clave : currículo; educação de adultos; contexto; prática de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )