SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número42EGRESOS DE UN CURSO MASTER EN EDUCACIÓN: PERFIL Y DESARROLLO PROFESIONALEL BOOM DE LA LUCHA DEL PROFESOR EN PORTUGAL FRENTE A LA INTENSIFICACIÓN DE LA PRECARIEDAD DE TRABAJO IMPUESTA POR LA NEW PUBLIC MANAGEMENT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

VIANNA, Luciano José. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA HISTÓRIA MEDIEVAL I. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.461-483.  Epub 16-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6482.

Resumo: Neste artigo, nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre a formação de professores de História para a Educação Básica através da prática docente na disciplina História Medieval I na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Para isso, analisamos aspectos temáticos com textos de diversos autores e autoras medievalistas; produções voltadas para a formação de professores, através dos estudos de Cruz e Hobold (2018), Fazenda (2012), Gadotti (1995), Lüdke (2012), Macedo (2013), Pimenta (2005), Santos (2012) e Schmidt (2004); e os aspectos didáticos, por meio dos estudos de Bergmann (1989-1990), Bittencourt (2004), Guimarães (2016), Libâneo (2006), Lück (1995) e Santos, Silva Júnior e Sousa (2016). Inicialmente, apresentamos a proposta da disciplina História Medieval I, especificando principalmente os conteúdos trabalhados na mesma. Em seguida, abordamos a dinâmica da disciplina, apresentando os conceitos trabalhados, a diversidade temática e o exercício de desconstrução das ideias pré-concebidas sobre o período. Posteriormente, voltamos nossa atenção para o viés interdisciplinar aplicado na disciplina e nos atentamos às propostas da BNCC voltadas para o Ensino Fundamental. Como considerações finais, destacamos a principal característica da disciplina com a abordagem de temas contemporâneos de demanda social para auxiliar na formação de professores e na construção da cidadania dos discentes da Educação Básica.

Palabras clave : Educação básica; Formação docente; História Medieval..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )