Editorial |
| |
| · Editorial - v14n1, 2015
|
| |
Dossiê: Colégio Pedro II - lugar de memória da educação brasileira |
| |
| · Apresentação Andrade, Vera Lucia Cabana de Queiroz
|
| |
| · O COLLEGIO DE PEDRO II E A FORMAÇÃO DA MOCIDADE BRASILEIRA (1838-1889) Vechia, Ariclê; Lorenz, Karl Michael
|
| |
| · A NAÇÃO IMAGINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX Gasparello, Arlette Medeiros
|
| |
| · O CURRÍCULO DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO COLÉGIO PEDRO II - IMPÉRIO Santos, Beatriz Boclin Marques dos
|
| |
| · O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO (1841-1881) Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da
|
| |
| · A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941) Soares, Jefferson da Costa
|
| |
| · UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR OITOCENTISTA Corrêa, Márcio Ferreira Nery
|
| |
Artículos |
| |
| · A EDUCAÇÃO BURGUESA EM VIAGENS DE GULLIVER: APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TEXTO LITERÁRIO CLÁSSICO Bortolanza, Ana Maria Esteves
|
| |
| · O ALUNO SOB MEDIDA: COMO A ESCOLA REGISTRA SEUS ALUNOS? Silva, Carolina Ribeiro Cardoso da; Silva, Vera Lucia Gaspar da
|
| |
| · FORMAS E SENTIDOS DO CATECISMO NA HISTÓRIA E SUA REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Orlando, Evelyn de Almeida
|
| |
| · PRÁTICAS ESCOLANOVISTAS NO ENSINO PRIMÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO GRUPO ESCOLAR LAURO MÜLLER (1946-1947) Prates, Fernanda Ramos Oliveira; Teive, Gladys Mary Ghizoni
|
| |
| · MEMÓRIA E IDEIAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTO: O LEGADO DE FRANCISCO LUCRÉCIO E IRONIDES RODRIGUES Santos, Gilca Ribeiro dos; Quillici Neto, Armindo
|
| |
| · O PROCESSO DE CRIAÇÃO E OS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA (1896 - 1930) Carvas, Giovanna Maria Abrantes; Azevedo, Denilson Santos de
|
| |
| · A INVASÃO AÉREA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: ESFORÇOS PARA A LEGITIMAÇÃO DO RECENSEAMENTO ESCOLAR DE 1927 Silva, José Cláudio Sooma
|
| |
| · IGLESIA Y EDUCACIÓN EN LA ARGENTINA DURANTE LA SEGUNDA MITAD DEL SIGLO XX Rodríguez, Laura Graciela
|
| |
| · A ESTRUTURA ADMINISTRATIVO-BUROCRÁTICA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PAULISTA INSTITUIDA PELO REGULAMENTO DE 08 DE NOVEMBRO DE 1851 Paulo, Marco Antonio Rodrigues; Warde, Mirian Jorge
|
| |
| · NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932: DIÁLOGOS DE CECÍLIA MEIRELES COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Nascimento, Regina Lúcia da Silva; Guimarães, Selva
|
| |
| · EL CURRÍCULUM DE LA ESCUELA PRIMARIA ARGENTINA DURANTE LAS DOS PRIMERAS PRESIDENCIAS DE JUAN DOMINGO PERÓN. DE LA ESCUELA TEORICISTA Y FRAGMENTADA A LA ESCUELA PRÁCTICO-HOMOGÉNEA, 1946-1955. De Luca, Romina
|
| |
| · OSTENTOR BRAZILEIRO. JORNAL LITERÁRIO E PICTORIAL (1845-1846): UM PROJETO EDUCATIVO DO CIDADÃO BRASILEIRO Ermel, Tatiane de Freitas; Rocha, Marcelo da Silva
|
| |
| · HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO SIMPLES/COMPLEXO PARA O FÁCIL/DIFÍCIL Valente, Wagner Rodrigues
|
| |
| · UMA FONTE INÉDITA PARA HISTORIAR A RECEPÇÃO DE COMENIUS NO BRASIL Kulesza, Wojciech Andrzej
|
| |
Documento |
| |
| · REGULAMENTAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FRUTAL/MG, BRASIL, 1892 Borges, Gabriela Ferreira de Mello; Araujo, José Carlos Souza
|
| |
Reseñas |
| |
| · CATECISMO E EDUCAÇÃO Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de
|
| |