Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
YEPES-CARDONA, Susana y GIRALDO-GIL, Élida. O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10442. Epub 01-Abr-2024. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410442.
Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que explorou os modos de existência de um grupo de alunos em um contexto escolar na cidade de Medellín. Os métodos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas e narrativas visuais. A partir da análise temática, é possível dar sentido ao currículo como um espaço acolhedor onde a flexibilidade, a hospitalidade e a familiaridade se destacam como características fundamentais nas interações do cotidiano escolar. Destaca-se a força das propostas educativas flexíveis para os alunos deslocados involuntariamente, pois propõem elementos que formam um espaço que os acolhe com suas histórias pessoais e facilita seu (re)encontro com a escola.
Palabras clave : CURRÍCULO; ESCOLA; GÊNERO; DESLOCAMENTO FORÇADO.