Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
SANTOS, Sayonara Martins dos y GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. A escuta na formação inicial de professores de ciências - um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.38-50. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44058.
O presente trabalho se configura como recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas - noturno - da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa geral teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo como estratégia na formação de professores de biologia para atuar na EJA. Nesse recorte contemplamos o objetivo específico de acompanhar a realização da disciplina de estágio, observando o diálogo como possibilidade de estratégia, com enfoque na categoria “saber escutar”. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise textual discursiva. Consideramos que a inserção do diálogo como estratégia na formação inicial permite um afastamento do modelo educacional bancário presente na formação de professores de Ciências/Biologia.
Palabras clave : Formação inicial de Professores; Diálogo; Estratégia; Saber escutar; Educação de Jovens e Adultos.