Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
ALMEIDA, Alessandra Rodrigues y MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. A escrita colaborativa na formação continuada de professores que ensinam matemática. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.176-193. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41858.
Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas em ambiente virtual − Google Docs − contribui para a formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise de uma narrativa colaborativa produzida por três componentes do grupo foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada envolvido coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos.
Palabras clave : Educação Matemática; Formação de Professores; Narrativas Colaborativas; Grupos Colaborativos.