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Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
SILVA, Maria Graça. Saberes e processos educativos nas experiências de trabalho em territórios insulares. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.377-395. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46110.
Busca analisar saberes e processos educativos inscritos em experiências de trabalho dinamizadas por mulheres e homens que integram a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos (AMPPRJP), que no cotidiano social informam relações com a biodiversidade local, examinando perspectivas de diálogo com práticas educativas escolares do campo. Trata-se de uma comunidade insular amazônida, cujas territorialidades guardam memórias de uma ancestralidade que se efetiva por meio de uma relação intensa e sistemática com a natureza, nem sempre reconhecida e considerada pelas políticas públicas. Metodologicamente opta pelo materialismo histórico, com uso de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam a centralidade do trabalho como um meio de sobrevivência do grupo familiar, cujas práticas produtivas são permeadas por princípios educativos e se constituem em espaços de circulação de saberes, de vivências e sociabilidades dos grupos sociais da comunidade e promovem impacto positivo nas suas realidades e aproximação e diálogo com a escola local.
Palabras clave : Saberes do Trabalho; Processos Educativos; Territorialidade Ancestral; Biodiversidade.