Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
BOUTIN, Aldimara Catarina Delabona Brito y FLACH, Simone de Fátima. O movimento de ocupação de escolas pública s e suas contribuições para a emancipação humana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.429-446. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.45756.
O presente texto propõe reflexões sobre as contribuições do movimento de ocupação de escolas públicas, ocorrido nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, para a formação dos estudantes. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, as dimensões educativas dos movimentos sociais são apresentadas tendo em vista a formação na e para a vida, evidenciando o caráter educativo das ocupações das escolas. Com base na análise da organização das ocupações, em cotejamento com a bibliografia, conclui-se que o movimento de ocupação de escolas, contribuiu para a produção de conhecimentos revolucionários imprescindíveis para a emancipação humana.
Palabras clave : Movimento Estudantil; Ocupação de Escolas; Transformação Social; Emancipação Humana.