Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
BOHRZ, Rafaela. Diálogo sem distância: reflexões sobre a tutoria de um curso virtual de língua inglesa. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.465-480. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.43805.
Este artigo objetiva refletir acerca da assiduidade do diálogo como elemento formativo no processo de tutoria de um curso de Língua Inglesa na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente foi realizado um estudo sobre as concepções de diálogo para Freire, Moore, Filatro e Holmberg, relacionando-as com a sua compreensão na EaD e, ainda, com o documento “Referenciais de qualidade para educação superior a distância”. Posteriormente, foram analisadas as interações dostutores de um curso de Língua Inglesa da rede e-Tec com vistas a verificar de que forma ocorreu a assiduidade do diálogo. Como conclusão da pesquisa, o que se vislumbra é que teoricamente as ações delegadas aos tutores estão bem definidas, todavia a prática tutorial traz à tona aspectos que podem ser revistos pelas coordenações dos programas e devem ser enfatizados nos encontros de formação de tutores.
Palabras clave : Diálogo; Tutoria; Língua Inglesa; Educação a Distância.