Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
DANTAS, Aleksandre Saraiva. O curso de Pedagogia e a formação inicial do professor para o trabalho com os saberes disciplinares de Matemática. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.153-172. ISSN 0102-4698.
Este artigo analisa como o curso de Pedagogia prepara seus alunos (futuros professores) para o trabalho com os saberes disciplinares de Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, discute o nível de preparo dos alunos que estão concluindo o curso de Pedagogia para o trabalho com esses conteúdos e apresenta como os alunos desse curso avaliam sua própria formação. São usadas como referência as opiniões dos alunos que estão concluindo o curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a revisão de literatura acerca dos saberes dos professores, da formação do professor e do ensino de Matemática, a análise do currículo do curso de Pedagogia e das disciplinas destinadas ao ensino de Matemática. Mediante esses dados, verifica-se que os alunos que estão concluindo o curso de Pedagogia apresentam um baixo domínio dos saberes disciplinares de Matemática e consideram que o curso de Pedagogia não os preparou para o trabalho com esses saberes.
Palabras clave : Formação; Professor; Matemática.