Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
PAIVA, Vera Menezes de O.. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.353-370. ISSN 0102-4698.
Este texto apresenta algumas visões epistemológicas - objetivismo, subjetivismo e experiencialismo -, em uma tentativa de compreender os conceitos de conhecimento e de aprendizagem subjacentes à construção de ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta, também, uma descrição de três plataformas de aprendizagem gratuitas - AulaNet, Moodle e TeleEduc - e enfatiza que outras ferramentas do internet pode ser adicionadas a esses ambientes educacionais virtuais, de forma a propiciar mais experiências de aprendizagem. Finalmente, conclui que o ambiente virtual retira os professores do palco da aprendizagem, pois eles também podem aprender com os alunos.
Palabras clave : Epistemologia; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Redes Colaborativas.