Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
SILVA, Valdirene Cássia da y COUTO, Edvaldo Souza. Interfaceamentos contemporâneos: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.333-346. ISSN 0102-4698.
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação, no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e a interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.
Palabras clave : Juventudes; Cibercultura; Educação.