SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36LA FORMACIÓN DEL PEDAGOGO EN UNA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ANÁLISIS DOCUMENTALEL IDEB Y LA ACTUACIÓN DOCENTE DESDE LA PERSPECTIVA DE LA AUTORREGULACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FURLIN, NEIVA. A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PRODUZIDOS NAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219614.  Epub 05-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219614.

Este artigo integra o rol dos estudos sobre o ensino de Sociologia na Educação Superior. Tem como objetivo apreender os sentidos e a importância que os alunos da graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atribuem à disciplina de Sociologia na sua formação profissional e relacioná-los com os discursos legais e formais do curso e com as competências da sociologia para a Educação Superior. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os resultados do estudo evidenciam que a importância que os estudantes atribuem à sociologia está em consonância com as competências da disciplina e com as questões legais e formais do curso de graduação em Odontologia. Contudo, não se trata de uma reprodução de discursos, mas de sujeitos que falam de sua experiência concreta com a disciplina, de modo que os conteúdos sociológicos passam a produzir sentido para as suas vidas e para o exercício da profissão.

Palabras clave : Educação Superior; Ensino de Sociologia; Curso de Odontologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )