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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
SANTOS, MÍRIA SANTANNA DOS; SCHMITT, MARCELO AUGUSTO RAUH; PERES, ANDRÉ y REATEGUI, ELISEO BERNI. CONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219027. Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698219027.
Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula. Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos.
Palabras clave : jogo educativo; motivação; arte-educação; pesquisa experimental.