SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36TAREAS ESCOLARES DE INVESTIGACIÓN EN LOS PRIMEROS ANÕS DE LA ESCUELA PRIMÁRIA: ¿QUÉ DICEN LOS MAESTROS?LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE INTERDISCIPLINARIEDAD: UNA REVISIÓN INTEGRADORA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

NUNEZ, PEDRO  y  DI PIERO, EMILIA. DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E VAGAS EM ESCOLAS DE UNIVERSIDADES NACIONAIS DA ARGENTINA: PERCEPÇÕES DE JUSTIÇA DE ALUNOS E PROFESSORES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225107.  Epub 29-Oct-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225107.

Em toda sociedade existem bens valiosos que devem ser distribuídos, para os quais é necessário ter um princípio que legitime como distribuí-los. Em um contexto latino-americano que combina expansão do nível médio e novas estratégias de distinção, nos perguntamos sobre as noções de justiça por parte de estudantes e professores de estabelecimentos de ensino secundário vinculados a universidades nacionais argentinas: Universidade Nacional de La Plata e da Universidade de Buenos Aires. Exploramos os sentidos em torno dos critérios de justiça distributiva sobre bens escassos: vagas e bolsas de estudos. Após uma breve apresentação das tendências do sistema educacional e a discussão sobre o conceito de justiça, analisamos as normativas que regulam a admissão. Finalmente, estudamos os casos das escolas da Universidade Nacional de La Plata.

Palabras clave : educação secundária; igualdade de oportunidades educacionais; justiça social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )