SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36COMITÉS DE EDUCACIÓN INTEGRAL: MO(VI)MIENTOS DE/EN LOS DOCUMENTOS EDITADOS POR EL MINISTERIO DE EDUCACIÓNCRÍTICA AL CONCEPTO DE AFILIACIÓN DE ALAIN COULON: IMPLICACIONES PARA LA PERMANENCIA DE LOS ESTUDIANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CAREGNATO, CÉLIA ELIZABETE; SANTOS, HARLON ROMARIZ RABELO  y  FELIN, LOURENÇO BRITO. ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231759.  Epub 09-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698231759.

O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quase-mercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.

Palabras clave : ações afirmativas; estratificação educacional; escola pública; quase-mercado escolar; educação superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )