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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
DALBOSCO, CLAUDIO A. y PAGOTTO-EUZEBIO, MARCOS SIDNEI. DA ARTE DA CORTE À DIALÉTICA DO AMOR: A COMPLEMENTARIEDADE FORMATIVA ENTRE OS AMANTES DO SABER. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e20852. Epub 17-Ago-2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469820852.
O ensaio trata da ideia de Eros formativo presente no Banquete, de Platão, a partir da interpretação feita por Michel Foucault no segundo volume de sua História da sexualidade: o uso dos prazeres. Primeiro, busca-se reconstruir a arquitetônica da investigação foucaultiana acerca dos aphrodisia, que se desdobra em dietética, econômica e erótica, localizando a dialética do amor no interior da erótica. Na sequência, discute-se o aspecto formativo do Banquete, destacando, especialmente, a reciprocidade entre erasta (o amante) e erômeno (o amado), e assumindo que a guinada ontológica da dialética do amor aponta diretamente para a dimensão ético-formativa do Eros, de acordo com o argumento do diálogo. O Eros relacionado à beleza individual e particular (ou seja, como contingente e empírico) só pode ser superado pela perspectiva universal do amor quando for permitido a um (o erasta) assumir a posição do outro (o erômeno) e vice-versa.
Palabras clave : Eros formativo; aphrodisia; dialética; erasta; erômeno.